Estrutura é utilizada quando há desnível entre terrenos. Planejamento e correta execução da obra é fundamental para evitar graves acidentes.
Notícias de acidentes envolvendo desmoronamentos em estradas e áreas residenciais sempre comovem pela gravidade das consequências produzidas. A maneira mais eficaz de evitar este tipo de acidente é com a construção de uma estrutura importantíssima entre dois terrenos que possuem níveis diferentes: o Muro de Arrimo.
Também chamado de Muro de Contenção, a estrutura tem a função de estabilizar a pressão e segurar a terra da parte mais alta entre os terrenos. Mas para que ele cumpra a função de segurar uma quantidade significativa de terra, a estrutura deve ser muito bem planejada, calculada e executada. O concreto armado, gabiões de pedra, solo-cimento, solo reforçado ou pedras são os materiais mais utilizados na construção deste tipo de estrutura muito comum em estradas e terrenos residenciais que possuam declive acentuado.
Os muros de arrimo devem considerar – com margem de segurança – a carga adicional proporcionada pela terra quando molhada. Eles também devem estar equipados com um sistema de drenos para escoar o máximo possível da água, além de estarem impermeabilizados, para que a água atravesse o muro apenas pelo sistema de drenagem. Todos esses cuidados são fundamentais para que a estrutura cumpra a sua função e evite os graves acidentes. Por isso, é de grande importância que este tipo de obra seja acompanhada de perto por um profissional qualificado.
Continue acompanhando o nosso Blog para ficar por dentro de mais informações importantes como esta. E se você mora em algum condomínio da CGL, entre em contato com a gente para saber onde estão e como estão equipados os muros de arrimo em nossos empreendimentos.