Saiba o que são os telhados verdes, que melhoram o bem-estar e ajudam a natureza

A sustentabilidade é cada vez mais parte de nossas vidas, fazendo parte de diversas atividades. Reciclagem, lâmpadas de LED e compostagem são algumas coisas fáceis de introduzir no cotidiano, no entanto, não precisamos parar por aí.

Os telhados verdes são uma daquelas atitudes incrivelmente boas para o meio ambiente e que também trazem mais conforto para o dia a dia. Combinação perfeita, não é?

O que são exatamente os telhados verdes

Não estamos falando de ter telhas verdes em seu telhado, ok? Os telhados verdades remontam à ideia de jardins suspensos, em que diversas plantas compõem a parte superior da casa, transformando-a numa espécie de quintal elevado.

Desde que o telhado seja preparado exatamente para isso, incluindo sistemas de escoamento e preparação de superfícies adequados, não há risco para a construção.

Resultado de imagem para telhados verdes

Ambiente mais agradável dentro e fora de casa

Quem está em uma casa com telhados verdes certamente sente os benefícios na pele, literalmente. O ambiente fica mais fresco, já que as plantas absorvem boa parte do calor que reflete na casa. Com a casa refrigerada naturalmente, gastos com ar-condicionado também acabam sendo reduzidos.

Além disso, quando bem cuidados, eles são muito atraentes esteticamente, trazendo qualidade de vida para o ambiente. Pode ser usado para cultivar plantas de gosto do proprietário, trazendo a oportunidade de uma atividade terapêutica.

Vale lembrar também que existem estudos que mostram que em escritórios e outros ambientes comerciais os benefícios dos telhados verdes contribuem para a produtividade de funcionários, bem como para sua concentração. Isso acontece por causa da tranquilidade gerada no ambiente, que aumenta o bem-estar geral.

Por último, um grande benefício que não podemos deixar de citar é a chance de ter uma horta pertinho de casa, sem precisar usar o quintal para isso. Bacana, não é?

Telhados verdes - CGL
Imagem: Arquidicas.

Vantagens para o meio ambiente

O maior benefício é certamente contribuir para a regulação da temperatura no local. Nas grandes cidades atuais, é muito comum ocorrer o efeito “ilha de calor”, que são microrregiões afetadas pela poluição e falta de vegetação que acabam permanecendo muito mais quentes que seus entornos arborizados.

Como o telhado fica mais úmido por causa das plantas e da irrigação, uma grande parte dos raios solares são neutralizados ali mesmo, não esquentando o interior da casa e o entorno.

Há também a possibilidade de reutilizar a água da chuva, um dos grandes benefícios dos telhados verdes. É possível usar essa água retida em algumas atividades domésticas, como lavar as calçadas, por exemplo.

Juntando tudo isso com a eventual diminuição do uso de ar-condicionado, os benefícios dos telhados verdes são excelentes.

Se você achou bacana a ideia e está pensando em ser um criador de telhados verdes, saiba que não é tão difícil. É fácil achar vários tutoriais na internet explicando certinho como cultivar um. Seu jardineiro também pode te dar uma dica do que fazer.

A CGL aposta tanto em um futuro mais sustentável quanto em soluções que aumentam a qualidade de vida de seus clientes. Aqui no blog você pode continuar encontrando dicas e soluções inteligentes para aplicar na sua casa. Até a próxima!

Compartilhar

Outros Posts