Tudo o que você precisa saber sobre o bairro Barigui, em Curitiba

Com base em estudos disponibilizados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), o bairro Barigui originalmente chamado Santo Inácio, é um bairro de extensão média com 3,36 km², o que representa 0,77% da área total da capital do Paraná. A origem do bairro Santo Inácio está ligada à Colonização Santo Inácio, composta por imigrantes poloneses, prussianos e silesianos, que se dedicavam ao corte de lenha para venda, com base nas estruturas que a região oferecia.

Curitiba é uma capital dividida em áreas regionais, que facilitam a descentralização das atividades governamentais que são direcionadas a operacionalização e integração da cidade. O Barigui (Santo Inácio) faz parte da Regional Santa Felicidade, onde podemos encontrar os bairros mais históricos da cidade. A Regional Santa Felicidade é composta por 11 bairros: Cascatinha, Santa Felicidade, Santo Inácio, Mossunguê que também é chamado de Ecoville, Orleans, Campina do Siqueira entre outros. 

Barigui: história, cultura e gastronomia

Hoje, o bairro é carinhosamente chamado de Barigui, pela identificação com o cartão postal mais famoso da cidade de Curitiba, o Parque Barigui que possui 1,4 milhão m² repleto de áreas livres e verdes para práticas de atividades físicas e de lazer. 

A Regional Santa Felicidade traz como uma de suas vantagens, a forte influência na área gastronômica da cidade de Curitiba, abrindo um conjunto de grandes restaurantes que vão de fast-foods até grandes churrascarias e culinárias italianas. É possível também aproveitar parques, museus e uma vasta experiência do comércio local, tendo tudo o que os moradores do bairro precisam próximo a sua residência.

Guia dos melhores lugares para você que está no bairro Barigui

A Badida Barigui é uma bela opção de churrascaria no Mossunguê, que conta com um cardápio de carnes selecionadas com acompanhamentos especialmente elaborados. A casa fica localizada na Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600.

Se você procura um local para realizar suas compras, o Park Shopping Barigui traz mais de 300 lojas nacionais e internacionais. Pode ser muito mais divertido quebrar a rotina com um passeio no PkB. Além disso, o shopping conta com 23 mil m² de mata nativa preservada que compõem o requinte do espaço com uma boa iluminação natural.

Como não lembrar do Parque Barigui, a famosa e tradicional praia dos curitibanos? O parque tem 1,4 milhão de metros quadrados de área e oferece um belo skyline do final de tarde da bela Curitiba. Em seus gramados vive um dos maiores símbolos não oficiais da cidade: as capivaras, que aproveitam sempre para tomar um banho no lago quando não estão sendo fotografadas pelos turistas — ou pelos curitibanos. 

Se você procura por um hambúrguer de qualidade, precisa passar pelo Johnny Rockets Curitiba, no conceito American Diner, a hamburgueria traz um cardápio recheado com hambúrgueres, shakes, fritas, saladas e muito mais! Vale a pena conferir.

O Barigui é recheado de diversas oportunidades para você aproveitar, o Museu do Automóvel é referência desde 1976, com exposição de automóveis da década de 20 até a década de 70. São mais de 100 veículos em exposição. Existe um ingresso para a entrada de visitantes. Para mais informações, acesse o site do museu clicando aqui.

Partindo para a parte mais histórica de Curitiba, queremos te convidar para conhecer a Vinícola Durigan, a 3,5 km do Parque Barigui. Um espaço bem representado pela gastronomia italiana em Santa Felicidade. Lá você confere uma cartela de vinhos de diversos estilos e gostos e também queijos e salames. A loja fica no ponto mais agitado do bairro, a Avenida Manoel Ribas. Vale a pena visitar.

Sempre uma casa CGL próximo a você

O bairro Barigui está repleto de casas alto design. À medida que construímos, compartilhamos bons momentos para que a vida aconteça da melhor maneira possível. A CGL está comprometida com qualidade desde a fase de projetos até a entrega das chaves. Quando pensamos em construir, pensamos em tornar a vida mais leve pra você e não só quando o quesito é construção, mas trazendo as facilidades que você precisa para viver em uma casa CGL. Conheça os lançamentos dos nossos empreendimentos, clicando aqui, e aproveite.

Compartilhar

Outros Posts