Mesa para ceia: como montar e o que não pode faltar

Ser o anfitrião da Ceia de Natal é uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma imensa alegria. Receber os familiares, amigos e pessoas amadas em casa é sempre bom, e nas festas de fim de ano isso te torna melhor ainda. A mesa para ceia é uma das estrelas da noite – se bem montada.

A Ceia é um dos momentos mais esperados pelos brasileiros. As carnes suculentas, tradicional salpicão com uvas passas, rabanada, mousse, pavê e tantas outras delícias que se misturam à muita conversa e confraternização. Para tornar esta festa ainda mais especial, é muito importante preparar o ambiente. Por isso, hoje ensinamos a como montar a mesa perfeita para a ceia. 

1) Monte a lista de convidados

O primeiro passo é preparar uma lista com todos os convidados que estarão em sua casa durante a Ceia de Natal. Além dos familiares mais próximos, os casais de amigos também podem fazer parte da celebração, como uma forma de acolhê-los e torná-los parte deste momento mágico. 

2) Escolha o cardápio

Com a lista de convidados já pronta, torna- se muito mais fácil pensar nas dimensões e ideias para o jantar. É importante pontuar que não é possível agradar a todos, mas podemos nos atentar às restrições alimentares, como vegetarianos e celíacos, por exemplo. 

Como a Ceia de Natal geralmente acontece somente depois da meia-noite, os aperitivos e entradas são muito importantes no cardápio. Além disso, não podem faltar as aves, saladas e sobremesas.

3) Decida as cores

mesa ceia de Natal
Inspiração de mesa para ceia

O Natal é tradicionalmente lembrado pelas cores vermelho, verde e dourado. Porém, nos últimos anos, as decorações têm se modernizado e novidades sempre surgem no mercado. 

É interessante analisar o ambiente e ver quais são as cores já existentes por ali. Por exemplo, se você montou uma árvore de Natal com tons de azul e prata, o ideal é seguir a decoração da mesa para ceia nestas cores. O dourado, rosê (ou rosa envelhecido) e ocre são as principais tendências para o Natal de 2020. 

4) Aposte nos tecidos na mesa para ceia

mesa para ceia de Natal
Inspiração de mesa para ceia

Natal é sinônimo de aconchego e muito amor. Nada melhor do que utilizar tecidos diferentes para tornar o ambiente muito mais confortável. Não esqueça de colocar uma toalha bem especial na mesa para ceia, guardanapos de tecido, jogos americanos, porta-copos e, quem sabe, variar até mesmo nas cortinas. 

5) Foque nos detalhes 

Depois de escolher as cores e algumas linhas de estilo para sua decoração da mesa para ceia de Natal, foque nos detalhes. Pense em como posicionar as comidas no centro da mesa, organize os pratos e talheres com cuidado, faça dobraduras diferenciadas nos guardanapos e aposte no uso de sousplat.

Para tornar a mesa mais charmosa e levar uma composição perfeita para o espaço, acrescente flores e velas em sua mesa. É importante que elas sejam dos tons escolhidos. Estes pequenos detalhes tornarão sua mesa perfeita!

6) Busque inspirações

mesa para ceia
Inspiração de mesa para ceia

Mesmo com este passo a passo, ainda está sem ideias de como começar sua mesa natalina? Nossa dica é que você busque inspirações! Existem diversos aplicativos e sites específicos para estas ideias, como o Pinterest e We Heart It. Digite “mesa posta de Natal” e comece a salvar diversas inspirações. Pode ter certeza que você vai querer ser anfitrião todos os anos e assim, aplicar todas as suas ideias! Cuidado: não misture muitas inspirações e estilos, foque nas cores e siga uma linha do início ao fim. 

7) Prepare o melhor ambiente

arvore de natal

Diversas famílias estão se preparando para passar o primeiro Natal em suas casas novas! Sem dúvidas, não há sensação melhor do que inaugurar um novo lar com uma festa tão especial. 

A escolha do ambiente é essencial para tornar a Ceia de Natal aconchegante e perfeita como desejamos. Por isso, prepare o melhor espaço em sua casa! Uma dica legal é reservar o Espaço Gourmet ou o Salão de Festas do seu condomínio. Por lá, você encontrará toda a estrutura necessária e uma decoração contemporânea. 

A CGL celebra com cada família que adquire nossos empreendimentos! Preparamos os melhores ambientes, desde o projeto externo como também todos os detalhes internos. Acreditamos que uma casa registra e conta a história de cada um que mora ali. Reúna sua família e conheça nossos lançamentos! Quem sabe um deles se tornará o cenário do próximo Natal?

Compartilhar

Outros Posts