A iluminação âmbar tem conquistado o seu espaço nas residências de alto padrão, pois oferece uma atmosfera acolhedora e relaxante nos ambientes em que está presente. Mas a verdade é que o âmbar já existe há longos anos.
Tempo de leitura: 4 minutos
Neste blog, vamos explorar a história da pedra âmbar e como ela pode ser utilizada! Continue lendo.
Origem da pedra âmbar
O âmbar é um objeto de veneração desde os primórdios da humanidade. Já na Idade da Pedra, lhe eram atribuídas propriedades sobrenaturais. Na mitologia romana, a narrativa de Phaeton, filho do Sol, envolve o âmbar como as lágrimas choradas por sua mãe e irmã após sua trágica morte.
Ao longo da história, o âmbar foi considerado tão valioso que, segundo relatos do historiador Plínio, um pequeno pedaço valia mais do que um escravo. Durante a Idade Média, muitos o utilizavam como um objeto religioso, enquanto nos séculos XVII e XVIII, tornou-se popular em obras de arte.
A origem do âmbar são os processos naturais, como furacões, tempestades e o fluxo de rios em regiões bálticas. Assim, as resinas de pinheiros são levadas para o mar e, ao longo de um ciclo de até 50 milhões de anos, elas se tornam fósseis por meio de oxidação, formando blocos de âmbar. Algumas dessas preciosidades, como o Âmbar Birmânia, com 15,250 kg, estão no Museu de História Natural de Londres.
Clique aqui e saiba mais sobre os fósseis
Diversas civilizações, desde os antigos gregos até os ciganos, atribuíram ao âmbar significados sagrados e práticos. Os gregos o chamavam de “pedra dos elétrons”, devido a suas propriedades eletrostáticas, enquanto os árabes o consideravam um talismã contra energias malignas. Os romanos, por sua vez, o utilizavam para prevenir doenças, e os ciganos acreditavam em sua capacidade de revelar o verdadeiro amor quando observado durante a lua cheia.
O âmbar é uma pedra de grande valor histórico e cultural, mas também estético. Ainda hoje, nos lembra de uma conexão ancestral com a natureza e os mistérios do tempo.
Iluminação Âmbar
Na prática, a iluminação Âmbar, apresenta uma tonalidade que se aproxima da cor laranja e da amarela, ou seja, um tom amarelo alaranjado. Essa mistura de tons se assemelha à luz do entardecer, o que cria uma atmosfera acolhedora e relaxante em qualquer ambiente. Esse tipo de iluminação é ideal em ambientes como salas de estar, quartos e áreas projetadas para o descanso.
A luz âmbar é menos perturbadora para o ciclo do sono do que a luz branca ou azul, por exemplo, pois não influencia na produção de melatonina, o hormônio do sono. Portanto, é a escolha ideal para iluminação noturna em quartos e ambientes de relaxamento. A iluminação âmbar também é ótima para destacar elementos específicos em um ambiente, como obras de arte, plantas ou objetos decorativos. A luz suave realça esses elementos sem criar um contraste muito intenso.
E não precisa aplicar somente na sua rotina! A iluminação âmbar é perfeita para ocasiões especiais, também! Por exemplo, para um Dia dos Namorados romântico e acolhedor, nada supera a suavidade e o calor da iluminação âmbar. Imagine um jantar à luz de velas, com lâmpadas âmbar suavizando o ambiente, criando uma atmosfera de romance. Incrível, não é mesmo?
Agora que você já está inteirado sobre a iluminação âmbar, talvez esteja precisando de um local para aplicá-las, não é mesmo?
Te convidamos a conhecer o nosso novo lançamento que vai te encantar: Ambar é o nome dele!
Confira as informações sobre o residencial que vai mudar a história da sua vida
O Ambar oferece um estilo de vida sofisticado e exclusivo. Com 38 unidades, o residencial apresenta 11 tipos de casas e 7 plantas diferentes, variando de 210 a 281 m² privativos, em lotes espaçosos de 257 a 507 m² privativos.
Localizado em uma região privilegiada de Santa Felicidade, em Curitiba, na Rua Antônio Escorsin, 550, o condomínio oferece uma infraestrutura completa, incluindo um salão de festas, quadra poliesportiva, academia e playground, bem como 11 mil m² de bosques internos preservados.
A segurança é uma prioridade máxima, possui sistema de câmeras, cerca elétrica e portões com eclusa.
As casas são verdadeiras obras-primas, com 3 suítes espaçosas, opções de 2 a 6 vagas de garagem, living integrado com 3 ambientes, amplos quintais privativos.
A tecnologia e modernidade se fazem presente e você pode contar com os seguintes diferenciais:
- Infraestrutura para instalação de carregadores veiculares;
- Infraestrutura para instalação de automação residencial (smart home);
- Infraestrutura para instalação de sistema de energia fotovoltaica;
- Fechadura digital na porta principal;
- Sistema de captação e reuso de água da chuva.
Com uma localização conveniente e uma variedade de opções de lazer e conforto, o Ambar é o refúgio perfeito para quem busca um estilo de vida exclusivo e sofisticado em Curitiba.
Leia também: