Aquecimento solar e energia solar: entenda a diferença

Quando pensamos em soluções para nossas casas que podem ajudar o meio ambiente e também nos ajudar a economizar no futuro, aquecimento solar e energia solar são duas coisas que vêm a mente.

Mesmo que ambas sejam soluções amplamente adotadas, inclusive no Brasil, várias pessoas ainda não sabem a diferença entre elas. Pois hoje vamos explicar.

Diferenças entre aquecimento solar e energia solar

Ambos os sistemas usam o sol para atingir seus objetivos, geram economia e contribuem para a sustentabilidade. No entanto, o fazem de maneiras diferentes e possuem finalidades também distintas.

O aquecimento solar é o sistema utilizado exclusivamente para esquentar e armazenar a água que passa pelo encanamento da casa.

Através de canos, a água chega ao telhado da casa e passa por um painel solar que utiliza a radiação e calor do sol para aquecê-la. Já quente, a água passa para um reservatório térmico, onde é mantida em temperatura quente para poder ser usada em chuveiros e torneiras dentro de casa.

Assim, o sistema de aquecimento solar serve apenas para aquecer a água encanada já utilizada em casa. Em períodos em que não há radiação solar suficiente para aquecer a água, é comum que o proprietário recorra ao sistema elétrico para aquecer a água em chuveiros e torneiras.

Diferenças entre aquecimento solar e energia solar - CGL
Sistemas de aquecimento solar contam com reservatórios e placas específicas para absorver calor. Imagem: TudoConstrução.

O sistema solar, por sua vez, não tem a ver com água. Nesse caso, é a rede elétrica da casa que passa a ser alimentada através da energia gerada através da radiação solar.

Painéis fotovoltaicos ou painéis solares – como também são chamados – são instalados no telhado da residência. Através da incidência de luz solar nos painéis, energia elétrica vai sendo produzida e injetada diretamente na rede de distribuição de energia.

Um usuário de energia solar pode economizar até 95% em sua conta de luz por estar produzindo sua própria energia – quanto mais painéis instalados, maior a geração de energia.

Num período em que estiver produzindo mais eletricidade do que está usando, ele pode gerar créditos com a concessionária de energia local, que depois poderão ser debitados em forma de energia elétrica utilizável, numa espécie de troca.

aquecimento solar e energia solar - cgl
Painéis fotovoltaicos geram eletricidade e transmitem a energia para a rede instalada. Imagem: BrasilSolar.

E aí, conseguiu entender as diferenças básicas entre aquecimento solar e energia solar? Basicamente, ambas são soluções sustentáveis e que geram economia para os usuários, mas possuem formas diferentes de fazer isso.

Aquecimento solar e energia solar tem a ver com sistemas que trazem maior conforto e autonomia para o usuário, coisas que a CGL preza bastante.

Dê uma olhada em nossos últimos lançamentos e confira como nós construímos residências pensando em melhorar a qualidade de vida de nossos clientes.

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Outros Posts