Já pensou em automatizar sua residência?

A automação residencial é algo muito mais popular hoje em dia do que era antigamente. Atualmente, soluções oferecidas pelas empresas do ramo oferecem mais segurança, conforto e economia de energia através de dispositivos automatizados e bastante simples.

O que é a automação residencial

Para quem não está muito familiarizado, a automação residencial tem a ver com economia de recursos – energia, água – combinada a dispositivos capazes de realizar tarefas que implicam justamente no consumo, além de oferecer conforto para a vida dos residentes.

A empresa contratada para o serviço irá instalar componentes eletrônicos que serão programados para realizar funções sozinhos. O proprietário consegue controlar tudo através de um painel de controle e também por um dispositivo remoto, como seu smartphone.

Automação residencial - CGL
Iluminação residencial é um dos sistemas mais básicos e práticos da automação residencial. Imagem: Youtube.

O conjunto de possibilidades da automação residencial geralmente incluem coisas como o controle da iluminação da residência; abrir e fechar janelas e cortinas; trancar e destrancar portas e portões; controlar automaticamente a TV, rádio e alarme de casa; em alguns casos, também existe a inclusão de aparelhos conectados, como geladeiras capazes de programar funções e cafeteiras que ligam sozinhas a partir de timer.

Sistemas que controlam a iluminação de casa para que atue de acordo com a necessidade do ambiente já são sistemas conhecidos. No entanto, algo semelhante pode ser feito em relação ao uso de água, desde sistemas de detecção automática de vazamento, indicações de consumo e aparelhos de irrigação automática.

Portanto, a automação residencial não é exatamente um serviço, mas uma série de aplicações domésticas. Existem empresas que realizam a instalação de dispositivos inteligentes que podem ser controlados remotamente, como já falamos. No entanto, também existem aparelhos já disponíveis no mercado que já podem ser conectados uns com os outros ou programados de acordo com a necessidade do consumidor, a exemplo da máquina de lavar Amazon (foto abaixo) que pode realizar pedidos de sabão em pó por conta própria.

Automação residencial - CGL
Um exemplo de aparelho automatizado é esta máquina de lavar inteligente, que permite a encomenda de sabão com apenas um clique no botão (Tide). Imagem: Projetual Blog.

O que as pessoas estão querendo

Algumas pesquisas recentes procuraram saber o que as pessoas pensam sobre a automação residencial. A empresa alemã Bosch, famosa fabricante de dispositivos domésticos, realizou uma pesquisa com britânicos, americanos, franceses, austríacos, alemães e espanhóis, procurando saber suas opiniões.

A empresa fez perguntas como “quando  você iria usufruir dos recursos?”, “o que é mais importante, economia de energia, segurança ou conforto?”, “ter seus aparelhos domésticos fazendo coisas por você importante?”.

Se referindo à economia de energia, um dos princípios da automação residencial, a importância foi reconhecida pela grande maioria: cerca de 75% dos entrevistados vê vantagem em dispositivos capazes de fazer a iluminação funcionar de forma independente e de acordo com a necessidade do ambiente, por exemplo.

A segurança foi o segundo fator mais relevante para o pessoal. Cerca de 60% deles apontaram que ter um sistema de alarme e monitoramento que avisa autoridades em casos de invasão e poder acompanhar sua casa quando você está longe são itens importantes.

Na ocasião da entrevista, que foi realizada em 2016, o que impedia muitas pessoas de investir em automação residencial era o alto custo dos sistemas e aparelhos. Felizmente, os preços têm diminuído bastante nos últimos anos, possibilitando que muitas pessoas consigam aderir às novas tecnologias.

Automação Residencial - CGL
Fechaduras eletrônicas são bons exemplos de segurança automatizada. Imagem: Computerworld.

Investimento que se paga

Além disso, os sistemas de automação tem o fator interessante de “se pagarem” ao longo do tempo. Como um dos grandes benefícios é a economia nas contas de água e luz por causa dos sistemas inteligentes – sem contar no ampliação da segurança -, a ideia é que a economia compense o investimento depois de algum tempo.

Se você se interessou pelos benefícios da automação residencial, vale a pena entrar em contato com empresas que oferecem a instalação do serviço e venda de equipamentos. Certamente você poderá aprender mais detalhes.

Mesmo que a CGL não trabalhe diretamente com esses serviços, gostamos de lembrar você de todas as formas possíveis para tornar sua casa um local mais confortável e ideal para suas necessidades.

Falando sobre uma casa confortável e eficiente, a CGL aplica esses conceitos em cada um de seus projetos e empreendimentos. Sabemos que sua residência deve ser o melhor local do mundo para você, e fazemos valer a pena seu investimento. Conheça alguns de nossos lançamentos!

 

 

 

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Outros Posts