Decoração com plantas: use e abuse

Decorar com plantas nunca sai de moda e ainda ajuda a dar um toque de vida no ambiente

A cor verde, por si só, já é responsável por trazer paz, tranquilidade, equilíbrio e leveza para o ambiente, seja por meio das paredes ou da decoração. Contudo, trazê-lo com uma decoração com plantas ou baseada em elementos naturais é muito mais interessante, bonito e chamativo.

Ter plantas dentro de casa valoriza muito o ambiente pois dá mais vida para o ambiente. Contudo, para ter o melhor resultado possível, é importante sempre estudar um pouco em vez de colocar qualquer planta em qualquer espaço livre. É preciso levar em conta o tipo de decoração que já existe no ambiente e também na espécie escolhida, para saber se ela irá se adaptar corretamente ao interior.

A rotina própria de cada casa também é algo que deve influenciar a escolha da planta. É preciso levar em conta que ela não receberá tanta luz como se estivesse na parte de fora da casa e também que rotinas muito agitas não casam bem com plantas que necessitam de muitos cuidados.

Plantscaping

O plantscaping é um tipo de estratégia que muitos arquitetos vêm estudando e adotando para adicionar o verde a suas propostas. O estilo é uma combinação entre diversas áreas, como a psicologia ambiental, o design, a arte e técnicas de cultivo. Trata-se de um jeito inovador de tentar imitar o máximo possível o ambiente natural, e não apenas inserir vasos de planta no ambiente.

É preciso, além do conhecimento em design e arquitetura de anteriores, ter conhecimento na área da botânica e da horticultura para inserir a espécie adequada para aquele ambiente e não apenas combine com a decoração. Além de embelezar o lugar, o plantscaping serve também para inspirar os frequentadores daquele ambiente e melhorar a qualidade de vida como um todo.

A decoração com plantas é capaz de operar milagres quando bem empregada em um ambiente. Elas reduzem a umidade, melhoram a qualidade do ar devido a realização da fotossíntese, melhoram a acústica do ambiente e também são capazes de diminuir o calor excessivo.

Decorações diferentes

É difícil achar alguém que não tenha pelo menos um vasinho de planta dentro de casa. O difícil mesmo é inovar na decoração para que a inclusão da natureza fique aconchegante e elegante ao mesmo tempo.

Uma das alternativas são os jardins verticais, que servem também para otimizar os espaços menores, como as varandas. O suporte fica pendurado na parede e recebe os vasinhos.

Outra opção bem diferente é colocar um vaso de planta no banheiro. Além de dar um aspecto clean para o ambiente, espécies que necessitam de muita água em seus cuidados são muito bem utilizadas aqui, já que conseguem absorver a umidade do ambiente e contribuir com a saúde do espaço.

Vasos pendurados são também uma alterativa muito boa e até mesmo vintage. Plantas com bastante caimento são ótimas nesses casos porque os vasos em alturas superiores são capazes de mostrar toda a sua beleza!

 

Gostou das dicas de decoração? Fique atento ao nosso blog para receber mais dicas e informações sobre o mundo da engenharia e da arquitetura!

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Outros Posts