Dicas Para Montar Uma Horta Vertical


Você gostaria de ter uma horta vertical em sua casa? Se a resposta é sim, você veio ao lugar certo! As hortas verticais cresceram em popularidade nos últimos anos e são uma ótima opção para ter em seu lar. Continue lendo para saber mais.

Tempo de leitura: 10 minutos

Elas são fáceis de instalar, oferecem um ótimo visual e ocupam pouco espaço. É uma nova tendência entre os moradores de condomínios de casas — como os empreendimentos da CGL —, que desejam criar um ambiente aconchegante no seu quintal, por exemplo.

Existem muitas vantagens em ter uma horta vertical em casa, principalmente, para a criação de uma camada verde que purifica o ar em sua volta e também atrai pássaros e insetos benéficos para esse mini ecossistema.

Sem contar que é possível cultivar suas próprias frutas ou legumes pequenos. Se você deseja realizar um projeto como esse no seu quintal, neste artigo você encontrará todas as informações necessárias para montar sua própria horta vertical. 

10 passos para montar uma horta vertical

A seguir, você verá como criar facilmente toda a estrutura na sua casa para receber uma horta vertical perfeita em apenas 10 passos simples. Confira!

1.Selecione uma parede

Escolha uma parede em sua casa que deseja cobrir ou tornar mais atraente, como parte da decoração.

Geralmente, a horta vertical fica localizada na parede da varanda por ter mais chances de receber luz solar suficiente. Certifique-se de que a parede que você selecionou tenha todas as condições necessárias para o crescimento adequado das plantas.

Isso quer dizer: tamanho, iluminação e temperatura adequadas. Faça uma lista de plantas que deseja ter e avalie as que podem crescer bem no local selecionado.

2.Crie a estrutura do quadro

 horta-vertical-montada

A estrutura da parede da horta vertical, geralmente, é uma combinação de 3 camadas: a estrutura, o plástico e o tecido.

Jardineiros sugerem usar tubos de PVC para construir a estrutura básica do quadro. O plástico é considerado uma opção melhor em relação às esquadrias de metal ou madeira, pois são mais suscetíveis às mudanças de temperatura e umidade durante o dia e a noite.

Você pode construir a moldura na própria parede ou comprar uma pronta para pendurar. Muitos jardineiros especialistas em hortas verticais preferem a estrutura pronta, pois assim podem facilmente removê-la e fixá-la novamente quando necessário.

3.Anexe uma folha de plástico

Após criar o quadro da estrutura, você deve anexar uma folha de plástico sobre ele. Esta é uma etapa muito importante, pois o plástico atuará como uma barreira protetora entre o tecido (a terceira camada) e a parede.

Como o tecido absorverá uma grande concentração de umidade, o plástico evitará que a água passe para a parede e crie fungos, mofo ou infiltração.

4.Acrescente duas camadas de tecido

A camada final que você precisa anexar é o tecido, que reterá a água necessária para que suas plantas cresçam. Nesta etapa, é sugerido o uso de algum tipo de estofamento que possa reter bem a água e não apodrecer com facilidade.

horta-vertical

Use duas camadas de tecido para garantir a durabilidade dessa parte da estrutura da horta vertical. Grampeie o estofamento na estrutura com grampos de aço inoxidável ou com parafusos que não enferrujam. Lembre-se de esticar bem o tecido para que esta etapa corra bem.

5.Ligue o sistema de irrigação

O sistema de irrigação fornecerá água para que suas plantas cresçam saudáveis e frutíferas. Você pode criar um sistema usando tubos de plástico e conexões que travam ou liberam o fluxo de água.

O tubo deve ser colocado na parte superior do quadro para que a água escorra pelos tubos que levam até as plantas. Uma vez que o quadro está definido, você pode prendê-lo na parede usando materiais inoxidáveis.

Está gostando do conteúdo? Aproveite para conhecer mais sobre os empreendimentos CGL e encontre a casa perfeita para você morar e criar a sua horta vertical clicando no botão abaixo

6.Adicione o fertilizante e conecte o sistema de irrigação

A fertilização é extremamente importante para a sua horta vertical. Você pode anexar um injetor de fertilizante líquido à válvula do sistema de irrigação, uma técnica bastante comum nessa estrutura para garantir a quantidade necessária para as plantas.

Você também pode usar um filtro de água para manter a água livre de poeira e outras partículas que possam criar um bloqueio no sistema. Para isso, o sistema de irrigação deve ser conectado à fonte de água.

É normal que o excesso de água pingue no chão, então você pode colocar alguns vasos de plantas embaixo do jardim vertical e aproveitar essa irrigação extra para criar mais algumas plantinhas.

Com esse sistema autoirrigável, você pode ficar tranquilo em manter sua parede verde e garantir que ela receba água suficiente mesmo quando você estiver fora de casa.

7.Anexe os potes ou vasos

No mercado, você encontra facilmente vasos específicos que estão disponíveis para configurações de jardinagem vertical. Você pode prender os vasos um sobre o outro em formato vertical até ter criado a altura desejada para o seu jardim vertical.

Além disso, existem diferentes tipos e tamanhos de vasos coloridos disponíveis em lojas de plantas, para que você possa escolher facilmente um conjunto de plantadores ou vasos adequados para a sua horta vertical e garantir que ela tenha um visual harmonioso.

Uma ótima dica, é adicionar tubos de PVC ao longo do comprimento do quadro para, assim, pendurar os vasos com facilidade.

8.Escolha suas plantas

Os principais fatores a serem considerados antes de escolher as plantas são a umidade, o vento, o sol e a sombra que o seu jardim vertical receberá.

A seleção de plantas nativas que prosperam em suas condições climáticas ajudará a manter seu jardim verde ao longo das estações. 

Você também pode cultivar frutas e vegetais, como pepinos, pimentas, ervilhas ou tomates, por exemplo. Se você tiver optado pela estrutura removível, você poderá facilmente mudar ela de lugar durante os verões extremos e proteger suas plantas colocando a moldura na sombra por um tempo.

9.Instale as plantas

Se você não visa comprar vasos ou suportes para as plantas, você pode colocá-las diretamente na própria camada de tecido que fez anteriormente, fazendo um corte na camada externa do tecido e inserindo a planta nesse espaço. 

Em breve, as plantas tomarão conta do quadro e você ficará com um lindo jardim de parede!

10.Manutenção da horta vertical

horta-vertical-manutenção

Os jardins verticais são uma benção para as pessoas que buscam praticidade, pois podem cuidar facilmente da parede verde com pouco esforço e tempo.

Essa instalação economiza espaço e facilita o cuidado da horta para atividades como remover a folhagem, se livrar de pragas, reabastecer o fertilizante, testar o sistema de irrigação, aparar as plantas, adicionar plantas sazonais ou colher os frutos das plantas.

Benefícios das hortas verticais

Agora, conheça alguns benefícios que uma horta vertical pode trazer à sua casa:

  • desviar a água das paredes da sua casa;
  • fornecer uma camada extra de isolamento;
  • manter a casa frescas no verão;
  • providenciar um habitat para insetos benéficos;
  • melhorar a qualidade do ar;
  • contribuir para a redução da poluição sonora;
  • aproveitar ao máximo o espaço da sua casa.

Além desses benefícios, você pode criar uma bela horta vertical colocando plantas com até 1 metro de altura nos vasos da parte superior da estrutura. Um bom exemplo é pendurar samambaias nesse espaço, pois isso fornecerá a sombra necessária para o crescimento das plantas abaixo.

Um jardim vertical também pode compor um ambiente tranquilo na sua casa para receber visitas e iniciar uma ótima conversa entre amigos e familiares!

Aqui na CGL, você encontra casas perfeitas para montar uma horta vertical e viver num espaço harmonioso e cheio de vida. 

Conheça os nossos empreendimentos!

Leia também outros artigos em nosso blog:

Até mais!

Compartilhar

Outros Posts