Mármore na decoração de interiores da sua casa

Quer descobrir as maneiras de utilizar o mármore na decoração de interiores da sua nova casa? Neste artigo, entenda como desfrutar desse material para aperfeiçoar os detalhes da sua casa internamente e externamente também. Leia até o fim!

Tempo de leitura: 04 minutos.

O mármore sempre foi um material de consumo muito utilizado na decoração de interiores e também nas partes externas das casas. Ao longo dos séculos, o material foi alvo de muito desejo para quem gosta de uma decoração mais voltada para o alto padrão.

Isso porque o mármore é capaz de transmitir elegância e tranquilidade para qualquer construção e ambiente. É um material considerado tão sofisticado que até mesmo em esculturas ele é muito utilizado, principalmente na arte clássica grega e romana.

O mármore é um material natural com diversas variações de cores, sendo tradicional e ao mesmo tempo exclusivo, pois, apesar de possuir padrões parecidos, uma peça nunca será exatamente igual a outra.

Essa variação extrema possibilita uma grande flexibilidade quanto ao destino que é dado ao mármore na decoração de interiores, ou seja, desde que se adeque ao seu gosto ele pode servir como piso, bancada, revestimento de parede etc.

Neste artigo, vamos te contar quais são os tipos de mármore, como utilizá-lo na decoração da sua casa e como escolher o mármore certo. Continue a leitura!

Confira os tópicos deste artigo: 

  • Decoração de interiores: conheça os tipos de mármore
  • Como usar o mármore na decoração de interiores da sua casa
  • Dicas CGL: saiba escolher o mármore certo
  • CGL: casas de alto padrão para você viver os melhores momentos em família

Decoração de interiores: conheça os tipos de mármore

Antes de tudo, é importante entender o que é esse material. Basicamente, o mármore é uma rocha natural composta por uma série de minerais e formada a partir do calcário.

Além disso, o mármore é um material que apresenta uma vasta variação de cores e desenhos, trazendo uma oportunidade de criar decorações autênticas e exclusivas na sua casa. Assim, existem vários tipos de mármore. Confira a seguir quais são!

Mármore polido

O mármore polido é um dos mais procurados, já que a peça recebe um tratamento específico com o objetivo de ficar mais brilhante. Quando em contato com a água pode ficar mais escorregadio, por isso é indicado para a decoração de interiores, ou seja, para ambientes internos.

Mármore carrara

O tipo de mármore carrara é encontrado em tonalidades mais claras, com os veios escuros. A origem é italiana e já foi utilizado no trabalho de diversos pintores e escultores, o que tornou o seu valor mais elevado graças à procura. É indicado também para as áreas internas por ter uma estrutura mais porosa.

Mármore levigado

Já o mármore levigado é preparado a partir de um processo de lixamento com produtos abrasivos. A sua textura fica lisa e a aparência semipolida, com um visual mais opaco.

Mármore flameado

Por último, mas não menos importante, o mármore flameado é obtido por meio do fogo, com efeito mais rugoso e ondulado. Pode ser utilizado em áreas externas por possuir qualidades antiderrapantes. 

Leia também: Decoração de interiores: principais tendências para 2022

Como usar o mármore na decoração de interiores da sua casa

O uso do mármore confere um status de alto padrão para a construção e garante um toque de sofisticação para os ambientes. Nesse sentido, o material pode ser usado em diversos detalhes e cômodos de formas diferentes. Use a sua criatividade!

Os exemplos mais comuns da utilização do mármore são lareiras, pisos, escadas, tampos de cozinha, cubas, paredes e peitoril de janelas. O material fica muito bom quando utilizado em áreas molhadas, como banheiros e cozinhas, proporcionando beleza e praticidade. Afinal, o material se mostra muito fácil de limpar e secar por conta da sua superfície lisa e uniforme.

Pensando de forma estratégica, os acabamentos polidos são mais indicados para o uso em áreas internas, por deixarem o ambiente bonito ao mesmo tempo em que têm fácil manutenção. Pisos, escadas e lareiras são alguns exemplos.

Já o acabamento levigado é sugerido tanto para espaços internos quanto externos, mas requer uma decoração mais rústica para que orne bem com o resto do ambiente e mantenha uma aparência harmônica. As pedras flameadas, como mencionamos anteriormente, caem melhor em ambientes externos por possuírem propriedades antiderrapantes.

O mármore é uma pedra atemporal que cai bem com qualquer tipo de decoração. Esses materiais são sofisticados e ajudam a trazer uma maior elegância para o espaço.

Dicas CGL: saiba escolher o mármore certo

Na hora de escolher o mármore para a decoração de interiores da sua casa, é necessário levar em consideração o estilo de decoração que você planejou para os ambientes, assim como os modelos de móveis, objetos de decoração e artigos em geral. 

Leve em consideração também a harmonia das cores! Qual tonalidade de mármore terá um melhor impacto com a paleta da sua casa?

Além disso, o mármore poderá ser levado para o seu ambiente para ser peça de destaque da decoração, ou simplesmente como base discreta para outros objetos e artigos que compõem o ambiente de forma harmoniosa.

CGL: casas alto padrão para você viver os melhores momentos em família

Somos uma construtora diferente! Construímos para a vida acontecer em Curitiba, com o objetivo de entregar as melhores casas da região.

Por isso, o conceito de alto design surgiu dentro da nossa equipe agregando valor aos nossos projetos. A proposta do alto design é basicamente uma escolha arquitetônica que oferece ainda mais funcionalidade, qualidade e alta durabilidade para os empreendimentos.

Esse conceito ultrapassa os limites do alto padrão e entrega uma nova experiência para os nossos clientes. Além disso, essa tendência também deve proporcionar praticidade para a rotina através de uma planta inteligente. E claro: a beleza e a sofisticação devem estar presentes em cada detalhe. 

Clique no botão abaixo e conheça os empreendimentos da CGL que tem como pilar esse conceito.

Gostou do conteúdo? Então, confira estes artigos que selecionamos para você: 

Continue nos acompanhando. Até logo!

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Outros Posts