As melhores capitais do Brasil para se viver

Viver em uma capital traz vantagens que são simplesmente incomparáveis. Mais recursos, comércios, infraestrutura, opções de lazer, entre várias outras coisas que transformam a vida mais fácil, dinâmica e proveitosa.

No Brasil, diversas capitais unem o útil ao agradável: qualidade de vida com as vantagens e facilidades de uma grande metrópole. Abaixo, a CGL traz uma relação das melhores capitais para se viver a partir de informações de estudos realizados recentemente por consultoras e institutos brasileiros.

Melhores capitais para viver no Brasil

Um levantamento realizado pela consultora Macroplan definiu Curitiba como a melhor capital para se viver no Brasil. O estudo se baseou em 16 indicadores divididos em quatro grandes categorias: Saúde; Educação e Cultura; Segurança; Saneamento e Sustentabilidade.

O estudo levou em consideração municípios brasileiros com mais de 260 mil habitantes, definindo por notas de 0 a 1. No ranking considerando apenas as principais cidades do país, Curitiba levou o título entre as melhores capitais, enquanto Macapá ficou em última.

A capital paranaense tem ótimas notas em todos os indicadores que faz com que ela ofereça condições de vidas adequadas. 100% de Curitiba é atendida por água encanada e coleta de lixo, por exemplo. A cidade também é a melhor colocada no Brasil entre os queridos Saneamento Básico e Sustentabilidade.

Considerando os 100 melhores municípios do Brasil que foram mapeados pela Macroplan, Curitiba também se encontra entre os 10 principais, sendo a única capital a fazer isso.

Abaixo, você confere a lista das melhores capitais brasileiras:

  1. Curitiba: nota de 0,696;
  2. Florianópolis: nota de 0,686;
  3. Vitória: nota de 0,681;
  4. Belo Horizonte: nota de 0,677;
  5. São Paulo: nota de 0,673;
  6. Palmas: nota de 0,657;
  7. Campo Grande: nota de 0,645;
  8. Rio de Janeiro: nota de 0,627;
  9. Goiânia: nota de 0,622;
  10. Porto Alegre: nota de 0,622.

Outros rankings das capitais

A Macroplan não criou o único ranking que definiu as melhores capitais. O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal 2018, realizado com dados de 2016, elencou as cidades brasileiros com maiores índices de desenvolvimento em diversas áreas, num estudo semelhante ao que mostramos acima.

O estudo da Firjan colocou em primeiro lugar a cidade de Florianópolis, com nota de 0,858. Em segundo, aparece novamente Curitiba, com nota muito próxima da primeira colocada: 0,851.

Em terceiro, quarto e quinto lugar aparecem as cidades de São Paulo, Teresina e Cuiabá. Para o estudo, foram considerados indicadores de Segurança, Educação, Saúde, Infraestrutura, entre outros. Considerou-se fatores como matrículas na educação pública, mortalidade infantil, atendimento médico, entre outros.

Que tal morar numa das melhores capitais do Brasil?

Aqui em Curitiba, a CGL trabalha pensando, projetando e construindo condomínios seguros, confortáveis e em áreas super bem localizadas da cidade.

Os projetos da CGL valorizam a qualidade de vida dos habitantes, oferecendo, por exemplo, quintais espaçosos e cômodos bem pensados dentro do ambiente residencial. Além disso, aqui em Curitiba, eles são localizados em regiões de ótima infraestrutura e com muitas facilidades.

Dê uma olhada nos últimos lançamentos da CGL e tenha uma ideia de como pode ser morar numa das melhores capitais do Brasil!

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Outros Posts