As melhores escolas de Curitiba: descubra quais são


Curitiba é uma cidade grande, com cerca de 432 km², que possui inúmeras opções de escolas — desde escolas tradicionais até escolas mais alternativas. Neste artigo, listamos as 5 melhores escolas de Curitiba para te ajudar nesse momento importante: escolher a melhor opção para o seu filho. Continue a leitura!

Tempo de leitura: 5 minutos.

Definir qual é a melhor escola para o seu filho pode não ser uma tarefa fácil. A decisão envolve critérios bem pessoais e, às vezes, pode não ter relação com o senso comum. No entanto, se você não sabe ainda quais pontos avaliar, é importante conhecer algumas das melhores escolas de Curitiba antes de tomar essa decisão. Confira a seguir!

Neste artigo, você vai ler os tópicos:

  • Colégio Bom Jesus Divina Providência
  • Colégio Marista Santa Maria e Paranaense
  • Bosque Mananciais
  • Colégio Medianeira
  • UTFPR
  • Já conheci as melhores escolas de Curitiba, e agora?

Colégio Bom Jesus Divina Providência

Instalado em uma região bem privilegiada e de fácil acesso, o Bom Jesus Divina Providência oferece o ensino da educação infantil ao ensino médio com turmas reduzidas, possibilitando aos professores trabalharem com uma abordagem pedagógica diferenciada. A escola possui uma boa comunicação junto aos pais, dando espaço para que todos possam acompanhar de perto o desempenho de seus filhos e conhecer o seu grupo de convivência dentro da instituição.

Além disso, a escola conta com um Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais, aplicado em todos os níveis educacionais, em que são trabalhadas habilidades sociais que contribuem para o desenvolvimento dos alunos, como resolução de problemas e conflitos, prevenção ao bullying, comunicação assertiva, respeito à diversidade etc.

Sua infraestrutura e seus ambientes pedagógicos são integrados a um bosque de mata nativa, com aproximadamente 50 mil m², que permite aos alunos uma maior interação com a natureza.

A instituição também possui uma plataforma digital, chamada BJ Connect, que possui um mecanismo de notificações que facilita muito o dia a dia dos pais e dos alunos e integra os diversos conteúdos em texto, vídeo e demais mídias.

Colégio Marista Santa Maria e Paranaense

O Colégio Marista Santa Maria e Paranaense possui a mesma missão de educar crianças e jovens, transmitindo valores como presença, interculturalidade, amor ao trabalho, espírito de família, solidariedade, simplicidade e espiritualidade. Seu principal objetivo é formar alunos protagonistas com consciência crítica, ética e solidária.

A unidade Paranaense tem 68 mil m², com uma vasta área verde, sendo também considerada Patrimônio Cultural de Curitiba, caracterizada como UIP – Unidade de Interesse de Preservação. Já a unidade de Santa Maria tem um espaço diferenciado com 55 mil m² de terreno e 35 mil m² de área construída.

Ambas possuem quadras poliesportivas, amplas salas de aula, pátios, laboratórios de Tecnologia Educacional, Ciências, Física, Matemática, Biologia e Química com importantes recursos tecnológicos, inteiramente dedicados à aprendizagem dos alunos.

Em seus currículos constam o período integral, acompanhamento de aprendizagem, aulas paralelas, complementares, projetos pedagógicos, simulados e o próprio sistema para o vestibular e Enem denominado “Sistema Marista de Educação”, que é realizado com a FTD Educação – uma das maiores editoras do mundo.

Bosque Mananciais

Entre as melhores escolas de Curitiba está também o Bosque Mananciais, que tem como valores a laboriosidade, sinceridade, generosidade e alegria. Seu objetivo como um todo é prover um caminho para seus alunos alcançarem melhores desempenhos e desenvolverem em grau máximo as capacidades de cada gênero. Por isso, a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, meninos e meninas têm aulas em ambientes distintos, mas com o mesmo currículo educacional.

O currículo escolar conta com aulas integrais, parciais e ampliadas, com uma educação voltada para a individualidade de cada aluno. Assim, é possível que ele alcance o máximo de desenvolvimento de suas capacidades e atitudes, formando seu próprio critério e maturidade.

Cada unidade do colégio constitui uma comunidade de educação composta pelos pais, diretores, professores, pessoal de administração e de serviços e alunos. Essa estrutura constrói um clima de confiança e lealdade, além de incentivar a participação de todos para promoverem um ambiente mais humano.

Colégio Medianeira

A missão do Colégio Medianeira é promover a educação de excelência, inspirada nos valores cristãos, contribuindo para a formação de cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos. 

Entre seus princípios e valores, destacam-se: justiça socioambiental, amor e serviço, discernimento, cuidado com o próximo, colaboração, criatividade e inovação.

A proposta pedagógica da instituição está centrada na formação da pessoa para toda a vida, com um trabalho integral que leva todos os estudantes a participarem e intervirem na sociedade com consciência, competência, compromisso e compaixão. Assim, a escola oferece ensino da educação infantil ao ensino médio, com aulas integrais.

Localizada no bairro Prado Velho, a instituição conta com uma infraestrutura de 145 mil m², com acesso facilitado por importantes vias e linhas do transporte público, a poucos minutos do centro de Curitiba, e é vizinha de universidades, centros de pesquisa e parques.

Além disso, sua área interna conta com murais, obras de artes, bosques, lago e ambientes verdes que propiciam atividades diferentes no dia a dia. 

UTFPR

A instituição de ensino técnico e superior UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) foi criada pelo Governo Federal em 2005 e é uma das melhores escolas de Curitiba. 

Ela é a primeira universidade federal brasileira especializada no ensino tecnológico. O ensino, a pesquisa e a extensão são promovidas de forma interligada a partir de valores como ética, sustentabilidade, produtividade e inovação.

A maioria dos cursos técnicos são subsequentes ao ensino médio e são todos disponibilizados na modalidade EAD. Os únicos disponibilizados presencialmente são os cursos técnicos integrados em agrimensura e em informática.

O ingresso nos cursos técnicos da UTFPR é feito por meio de exame de seleção com editais específicos disponibilizados no site da instituição. O processo é realizado duas vezes ao ano, com inscrições em maio e em outubro. Neste exame, 50% das vagas são destinadas aos alunos que cursaram o ensino fundamental na rede pública de ensino. 

Os cursos técnicos integrados, com duração de até quatro anos, são destinados aos alunos que concluíram o ensino fundamental e buscam, em um único curso, tanto a formação do ensino médio quanto a formação técnica profissional.

Já o curso técnico subsequente tem duração de um ano e meio, ou dois anos, e é voltado para os alunos que já concluíram o ensino médio e estão interessados em uma formação técnica profissional.

Agora que você já conhece as melhores escolas de Curitiba, você deve estar se perguntando qual é o próximo passo, não é mesmo? Confira a seguir!

Já conheci as melhores escolas de Curitiba, e agora?

Sendo assim, o mais indicado é sempre realizar uma visita guiada, junto ao seu filho, para ter uma noção do dia a dia da instituição e, assim, optar pela escola que for mais relacionada aos seus princípios e apreço.

A educação está diretamente relacionada com a qualidade de vida – e proporcionar mais qualidade de vida é a nossa missão!

Confira as novas opções de empreendimentos CGL e encontre um lugar perfeito para a sua família morar mais próxima das melhores escolas de Curitiba.

Gostou do conteúdo? Leia também estes artigos: 

Continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Outros Posts