Os negócios mais rentáveis de Curitiba

Empreender, seja onde for, sempre demandará um planejamento, dedicação e uma ótima ideia de base. Ao escolher um local para começar o seu negócio é preciso fazer um estudo sobre o seu nicho de atuação, para identificar se ele será realmente rentável. 

Em Curitiba não é diferente, para avaliar a rentabilidade você precisa: 

  • Realizar um estudo minucioso sobre o mercado em que deseja atuar; 
  • Elaborar um plano de negócio, com um desenvolvimento bem detalhado; 
  • Fortalecer seu networking; 
  • Estudar sobre os meios mais favoráveis de divulgação para o negócio; 
  • Contar com o auxílio de uma consultoria especializada que tenha o conhecimento em finanças.

Agora que você já tem um direcionamento por onde começar, listamos algumas sugestões sobre alguns negócios rentáveis para você investir em Curitiba:

 

Clube de Assinatura 

Cada vez mais os clubes de assinatura estão se expandindo, nos mais variados segmentos. De acordo com dados de 2019 da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCom), o número de empreendimentos desse tipo aumentou 167% nos últimos quatro anos. 

Todo mês, clubes enviam para seus assinantes produtos do segmento em que atuam, como itens para pets, alimentos saudáveis, cervejas, vinhos, roupas, cosméticos, livros, e outra infinidade de produtos. Isso evidencia muito a segurança que os brasileiros estão criando envolta deste modelo de negócio. 

Em 2014, chegavam a 300 o número de empreendimentos deste meio, como aponta a pesquisa da ABCom, já em 2017 esse número subiu para 800. Em 2019, o movimento anual foi de R$ 1 bilhão, com aparente crescimento.

Afinal, por que vale o investimento? O forte crescimento dos clubes de assinatura, principalmente neste momento atípico que o mundo vem passando, é uma tendência, já que o público pode receber o serviço em casa. Além disso, há a vantagem da variedade de públicos segmentados nos quais você pode apostar. 

Exemplos para se inspirar: Glambox, TAG Livros e Caixa Colonial.

 

Cloud Computing e Inteligência artificial 

Em 2019, segundo a ABES (Associação Brasileira de Empresas de Software), o mercado de TI brasileiro cresceu acima da média global, com 9,8%, superando os 6,7% globais. O resultado evidentemente positivo superou as expectativas locais, que eram de 4,1%, e ficou acima dos 4,5% alcançados entre os anos de 2017 e 2018. 

A projeção de crescimento neste ano é bastante positiva, pois o mercado de software na nuvem e IA é o futuro da tecnologia. A projeção de crescimento anual é de 46,2% no uso da Inteligência Artificial (IA), podendo chegar a US$ 52 bilhões em 2021 e com estimativa de que em 2024, as ‘interfaces’ com IA e automação substituirão um terço das interfaces de tela dos aplicativos.

Portanto, quem sairá na frente são os que começarem o investimento agora e assumirem a liderança no segmento.

Exemplos para se inspirar

Área de Beleza e Estética 

Segundo os dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), nos últimos cinco anos o mercado de estética cresceu 567% no Brasil. E segundo a mesma associação, a previsão de crescimento do setor para este ano é de 14%.

Estes resultados positivos tendem a ser alcançados, pois os consumidores valorizam o alto valor agregado aos produtos para beleza. O setor, atualmente, é um dos mais resistentes a crises e sempre apresenta sinais de recuperação rápida, além de possuir inúmeros nichos e possibilidades a serem explorados.  

Portanto, considerar abrir um negócio nesse segmento é bastante válido, principalmente por Curitiba ser uma capital com mais de 1,5 milhões de habitantes. Assim, salões de beleza, clínicas de estética e lojas de cosméticos e maquiagem são negócios que sempre estarão em alta e com um público fiel. 

Considerando o momento pelo qual a pandemia afetou diversos negócios, você pode começar optando por investir em uma loja online, que forneça os produtos mais procurados do nicho e que atenda bem a sua região. 

Exemplos para se inspirar: Men’s Market, O Boticário e Be Young.

Comida saudável

Por conta da pandemia, o setor de delivery ganhou um impulso no mundo todo. A maioria das pessoas que pode estar neste momento se isolando em sua casa, optam por utilizar aplicativos que transportem suas refeições ou alimentos, sem se colocar em risco. 

Portanto, com o tempo, uma das tendências será a inovação com alimentos de maior valor agregado. Principalmente no quesito da saudabilidade e bem-estar, que contempla os alimentos orgânicos, diet/light e recentes versões sem glúten e lactose. E esse modelo de negócio encontra espaço e público, pois as pessoas continuam interessadas em manter uma alimentação de qualidade. 

Lojas de produtos naturais e marcas de alimentos saudáveis estão conquistando bons resultados nos últimos cinco anos. E considerando o aumento do uso de delivery, você pode optar por vender marmitas fitness ou comida a quilo para um mercado amplo. O importante também é criar um cardápio variado com os alimentos mais procurados. 

Por que vale o investimento? Segundo os números apresentados pela Brasil Food Trends 2020 a sensorialidade e prazer ainda é um dos principais critérios de consumo no país, e há excelentes perspectivas de negócios, principalmente direcionado a saúde. 

Exemplos para se inspirar: Liv Up, Semana Light e Empório Veggie.

 

Não postergue mais seu sonho de investir em algum negócio, comece logo a empreender. As tendências de empreendedorismo devem sempre ser analisadas para você seguir o melhor caminho, apostando de forma certeira no auxílio com a tecnologia e o comportamento do seu público.

Gostou do nosso conteúdo? Fique sempre atento as nossas atualizações sobre as inúmeras possibilidades que morar em Curitiba pode te proporcionar.

Confira também:

As melhores escolas de Curitiba

Os 5 melhores bairros de Curitiba para morar

Compartilhar

Outros Posts