Papel higiênico no vaso sanitário. Certo ou errado?

Alguns países acham estranho o hábito do brasileiro de manter uma lixeira com papel higiênico sujo dentro do banheiro.

Você já deve ter ouvido falar – ou até mesmo conferido pessoalmente – que em alguns países o papel higiênico é descartado diretamente no vaso sanitário e levado pela rede de esgoto. A ideia parece ser bem mais prática e higiênica, e estrangeiros desavisados chegam a estranhar a presença de uma lixeira com papel higiênico sujo dentro dos banheiros brasileiros. Mas por que os brasileiros também não jogam o papel higiênico no vaso?

Na verdade, algumas pessoas até jogam, mas isso realmente não deve ser feito por aqui. Diferente de outros países, o sistema de tratamento de esgoto brasileiro não permite o lançamento de resíduos sólidos tais como papel higiênico, absorventes, fraldas ou preservativos. As normas brasileiras vigentes consideram, para fins de cálculos, que apenas dejetos serão lançados na rede, sem demais materiais. Isso faz com que as redes sejam de menor diâmetro. Ignorar esta recomendação e insistir em jogar outros resíduos sólidos na rede de esgoto aumenta significativamente os riscos de entupimentos seguidos de transbordos.

Esse tipo de incidente, além dos transtornos e mau cheiro, acaba exigindo um grande investimento do condomínio na contratação de uma empresa desentupidora para resolver o problema. Entupimentos, refluxos de esgoto e rompimentos na tubulação ocorrem pelo mau uso da rede.

Seja consciente e interrompa práticas inadequadas que podem prejudicar o sistema. O que você não deve interromper são as visitas ao nosso Blog, aqui você sempre irá encontrar uma informação importante sobre o bom funcionamento da sua casa e do condomínio, além de dicas e ideias super legais para decoração e bem-estar.

Compartilhar

Outros Posts