REAJUSTE DO INCC, O ÍNDICE NACIONAL DE CUSTOS DE CONSTRUÇÃO

Conheça o INCC e descubra o motivo do seu imóvel ter ficado mais caro durante a construção

 

Imagem: Shutterstock

Quem tem financiamento de imóvel sabe que existem diferentes taxas que incidem sobre as parcelas. Uma delas, o INCC, reflete o aumento do custo da construção do imóvel durante a obra. O índice tem a finalidade de aferir a evolução dos custos de construções habitacionais, tendo sido o primeiro índice oficial de custo da construção civil no Brasil.

Em outras palavras, imagine que no decorrer da obra os valores de mão-de-obra e matérias-primas aumentam. Por isso o INCC – Índice Nacional de Custos de Construção, criado pela Fundação Getúlio Vargas em 1985, tem o intuito de medir e acompanhar essa variação de custos de construções habitacionais  no país.O índice é determinado com base em pesquisas feitas em sete capitais: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Deste modo, caso a compra do imóvel seja efetuada à vista, não ocorre o reajuste, somente em casos de financiamento. Em casos de pagamento de entrada, o reajuste do INCC será aplicado somente sobre o saldo devedor até que haja a quitação total do valor do imóvel.

Lembrando que o reajuste do INCC é baseado no índice de dois meses anteriores ao da aplicação do aumento e essa porcentagem é calculada sobre o valor restante para a quitação até que a obra seja concluída – ou até o pagamento integral do valor do imóvel.

Antes de fazer um financiamento, informe-se sempre sobre custos variáveis, taxas e índices de correção, evitando surpresas ou valores de parcelas que fiquem acima do seu orçamento. Para saber mais sobre financiamento, dicas, decoração e arquitetura continuem acompanhando o blog da CGL.

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Outros Posts