Saiba como escolher cores para harmonizar o ambiente

Criar uma harmonia de cores ajuda no bem estar tanto no local de trabalho como em nossa casa. Descubra como fazer!

As cores são estudadas e utilizadas em diversas áreas do nosso cotidiano com propósitos muito bem fundamentados pelo nosso psicológico. Não é à toa que o cinema utiliza o conceito de “paleta de cores”, um elemento muito eficaz na comunicação de emoções para a audiência.

O efeito das cores em um ambiente pode ser muito simbólico e terapêutico, contribuindo com a transmissão de energias e sensações. Cada cor é responsável por despertar reações distintas, como a tranquilidade e a concentração.

Questões como o espaço disponível são muito importantes para que não haja uma mistura desnecessária ou que acabe se tornando um caos colorido, no fim das contas! É importante adotar uma tendência para manter as escolhas bonitas e também reformular os ambientes a partir dos móveis disponíveis, sejam eles antigos ou contemporâneos.

Veja abaixo uma seleção das cores mais comuns e em quais lugares elas ficam melhores! Lembrando que não é uma regra, e sim uma conveniência entre a arquitetura como um todo.

Amarelo

É uma cor que é comumente associada com concentração, comunicação, tolerância, sabedoria e estabilidade. Por também estar associada ao Sol, a cor amarela acelera a energia e desponta a alegria e a espontaneidade, com uma sensação de vivacidade.

É indicada para locais relacionados com saúde física e mental, além de escritórios, salas de estudo e home office de profissões como o jornalismo e a arte. Em sua versão mais pastel fica muito bem em quartos de criança devido à tranquilidade associada. Quando mais vibrante pode ser utilizada em cozinhas e salas de jantar para estimular o apetite.

Azul

A cor azul transmite tranquilidade, harmonia e paz. Quando em sua forma escura, simboliza a sabedoria, o inconsciente e o poder da intuição. Já o azul-claro demonstra paz e espiritualidade angelical.

Para profissões que exijam maior tranquilidade devido a situações de estresse, o azul pode ser um poderoso aliado. Em salas de TV a cor também é uma boa opção, pois estimula a concentração nas imagens que aparecem na tela.

Vermelho

O vermelho é capaz de dominar todas as cores e representa a felicidade, a força e a fama. É extremamente estimulante e também associado a pessoas sociáveis e gentis. O tom pode ser combinado com cores suaves para atingir os objetivos necessários e criar uma relação mais harmônica.

Em ambientes como salas de estar ou de TV o vermelho deve ser evitado por roubar a cena e atrapalhar o entretenimento. Já em locais como o quarto do casal ele pode ser usado em uma parede somente, para atrair os aspectos positivos do tom, como a alegria e a sexualidade. Na cozinha e na sala de jantar a cor pode estimular o apetite!

Verde

Verde é conhecido por ser a cor que representa a natureza e a família. Realização de sonhos, conquista de objetivos, inspiração e florescimento de projetos. É uma cor muito boa para a renovação de ciclos e energias.

Os tons de verde mais claros e neutros são muito bons para salas de estar por darem sensação de acolhimento e calmaria; por esses motivos que também são muito utilizados em quartos de criança e banheiros.

 

Gostou das referências de cor? O importante acima de tudo é escolher um tom que faça você se sentir bem consigo mesmo e com o ambiente ao seu redor.

Para mais dicas sobre decoração acesse o nosso blog!

 

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Outros Posts