Santa Felicidade é um bom bairro?

O bairro Santa Felicidade se encontra em uma das regiões mais antigas da capital paranaense. Local de forte influência da imigração italiana, também se tornou um importante polo gastronômico de Curitiba e região. Há um apelo muito grande por cultura e eventos tradicionais que ocorrem por lá, como a Festa do Frango, Polenta e Vinho. 

Tempo de leitura: 04 minutos.

Escolher onde morar pode ser um desafio para as famílias, afinal, vários aspectos podem influenciar no dia a dia dos moradores. Todos esperamos habitar em uma cidade segura e bem estruturada, e Curitiba apresenta características apaixonantes para qualquer um. Por possuir reconhecimentos na área de inovação, sustentabilidade e transporte, a capital paranaense já foi apontada diversas vezes como cidade-modelo. A cidade de Curitiba é dividida em nove regiões e 75 bairros. E o Santa Felicidade está entre os melhores bairros de Curitiba para morar.

Restaurantes italianos são os grandes atrativos de Santa Felicidade, atraindo moradores de toda a Curitiba para apreciar a boa culinária europeia. As construções remetem ao século passado e há ambientes carregados de muita história. Ótima opção de moradia com fácil acesso aos outros bairros de Curitiba.

Gastronomia mais famosa da cidade

É impossível falar ou escrever sobre Santa Felicidade e não conectar o bairro com sua gastronomia, afinal, a característica é conhecida nacionalmente. Como dito anteriormente, por ser uma região de colonização italiana, Santa Felicidade abriga os melhores restaurantes de massas de Curitiba. Entre eles o Cascatinha, Famiglia Fadanelli e Madalosso, este último conta com o maior salão do Brasil, com capacidade para mais de 4 mil pessoas.

Restaurante Madalosso, Santa Felicidade
Restaurante Família Madalosso

Grande em tamanho e estrutura

Santa Felicidade surgiu como bairro em 1878, quando recebeu seus primeiros colonizadores italianos vindo das regiões de Vêneto e Trento. Com uma área de extensão de 12, 27 km², uma das regiões administrativa de Curitiba, que envolvem os bairros: Cascatinha, Campo Comprido, Campina do Siqueira, Mossunguê, Orleans, entre outros. 

O bairro Santa Felicidade é um dos maiores bairros de Curitiba em extensão e estrutura. Com mais de 25 mil habitantes, você encontra tudo sem sair das redondezas de casa. Muito além da Avenida Manoel Ribas (maior da região), você encontra supermercados, escolas, farmácias, hospitais, academias, restaurantes, confeitarias, panificadoras e tudo o que precisa no seu dia a dia.

Avenida Manoel Ribas, em Santa Felicidade

História e cultura regional 

Com fortes tradições italianas, o bairro Santa Felicidade foi criado após os imigrantes fugirem da guerra na Itália, chegando a Curitiba com o objetivo de participarem da produção de mantimentos da cidade, como queijos, vinhos e produtos hortigranjeiros. Assim, o bairro foi crescendo ao redor da colônia, e até hoje as gerações dos imigrantes vivem na região. Por este histórico cultural, Santa Felicidade se torna um dos bairros mais receptivos e de boa vizinhança para as famílias curitibanas.

Chegando no ambiente que hoje é o bairro Santa Felicidade, os imigrantes começaram a se dedicar inicialmente à produção de queijos, vinhos e hortigranjeiros.  

Localização de fácil acesso 

Como citamos acima, o bairro de Santa Felicidade é um dos maiores da cidade de Curitiba. A região é cortada pela Avenida Manoel Ribas, a qual dá acesso rápido e direto ao centro da cidade. Conhecida nacionalmente, as linhas de ônibus curitibanas também facilitam muito o acesso tranquilo ao bairro de Santa Felicidade.

No início do bairro, seu acesso ligava a capital ao velho norte do estado, que hoje conhecemos  como Estrada do Cerne. O nome Santa Felicidade se deu como homenagem a uma antiga proprietária, a portuguesa Dona Felicidade, que doou parte de suas terras aos imigrantes italianos. 

Parques, áreas verdes e destaques culturais do bairro 

A região do bairro Santa Felicidade é toda arborizada e rodeada por parques verdes e tranquilos. O Bosque São Cristóvão, ou Bosque Italiano, conta com 23 mil metros quadrados de área, com capela, quiosques e, claro, o Memorial de Imigração Italiana, marco da região. Próximo dali também está um dos pontos turísticos mais famosos de Curitiba, o Parque Tingui e o Memorial Ucraniano. Até mesmo o maior parque de Curitiba, o Parque Barigui, fica a apenas 7 minutos de carro de Santa Felicidade. 

No bairro Santa Felicidade você encontra também a Casa Culpi, uma edificação histórica que era um comércio, mas por sua história se tornou pertencente a Prefeitura de Curitiba e hoje a edificação se tornou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Parque Tingui

Valorização imobiliária 

Há alguns anos, os imóveis no bairro Santa Felicidade vêm se destacando nas pesquisas de valorização imobiliária. Com altas constantes, este é um mercado que continua em crescimento em Curitiba. O bairro de colonização italiana já alcança o valor de mais de R$ 6.000,00 por metro quadrado. Ou seja, além de ser um bairro confortável e agradável para habitar, também é uma região para investimentos financeiros em imóveis.

E se você pudesse escolher morar em um bairro como o Santa Felicidade, com a certeza de que estaria morando bem? Agora você pode. O condomínio de casas alto design Oká está localizado a apenas dois minutos do Colégio Marista Anjo da Guarda e do Parque Barigui e se encaixa perfeitamente na sua rotina. Além da localização privilegiada no bairro Cascatinha, as casas com 250 metros quadrados apresentam o conforto, segurança, planejamento e espaço desejado pelas famílias da capital paranaense. 

Por isso, se você está buscando uma casa em condomínio fechado e com todo o conceito de alto design envolvido, conheça os projetos da CGL Construtora e invista no futuro da sua família.

Lançamento 2021 condomínio de casas OKA em Curitiba

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Outros Posts