A tendência do concreto na decoração

Em 2019 a tendência do concreto aparente se consolidou, principalmente no uso decorativo

Durante a maior parte da história da utilização do concreto, o material ficava escondido embaixo de diversas camadas de outros materiais, como massa corrida, tinta e outros revestimentos. Mas há alguns anos esse comportamento vem diminuindo cada vez mais, porque o concreto se provou um grande aliado decorativo – simples, barato e bonito -, que atende desde construções de luxo até as mais simples.

O concreto é o material mais utilizado pela indústria da construção civil e, segundo estudos, até 2030 serão utilizadas mais de 5 bilhões de toneladas do material ao ano. Graças à sua versatilidade extrema, o concreto vem alcançando status de protagonista tanto fora quanto dentro das edificações, seja em paredes, colunas, forros, lajes e até mesmo em pisos, que ficam muito charmosos.

Além de tudo isso, a mistura de cimento, areia, brita e água é mais resistente que outros materiais e menos sujeito à corrosão e deterioração, tornando-o possuidor de um ótimo custo x benefício. Pode ser um excelente recurso a ser utilizado em ambientes que precisem dessas qualidades citadas anteriormente, como uma lareira ou o lado externo da casa.

O chamado estilo industrial é o principal precursor do concreto, que consegue passar um ar de inacabado com um toque de sofisticação, elegância e contemporaneidade.

Utilização do concreto decorativo

Sua utilização pode ser aproveitada em bancadas de cozinha, desde sua estruturação até a substituição dos tradicionais granitos e mármores, além de painéis, estantes e cabeceiras de camas. Sua versatilidade também contempla os diferentes estilos em que pode ser utilizado, desde algo mais moderno até ambientes que requeiram rusticidade.

Contudo, é bom sempre prestar atenção na decoração do restante do ambiente. Paredes de concreto, por exemplo, precisam ser pensadas como uma parede de tons vibrantes. Não é recomendado que faça parte de um ambiente em que ficará destoante, é preciso pensá-la como parte da decoração e também escolher elementos que fiquem em equilíbrio com todo o ambiente. No caso da parede de concreto, combina e equilibra muito bem com madeira e vidro, por exemplo.

Painéis de concreto também estão muito em alta, tanto como elemento construtivo quanto como decorativo, já que é possível optar por dispô-lo de maneira crua ou dando a ele um acabamento.

No piso, o cimento queimado é uma tendência e tanto, mas deve ser feito por profissionais qualificados para que o resultado seja satisfatório. Esse acabamento combina com ambientes da casa inteira, contanto que, como dito anteriormente, estejam de acordo com a harmonização do todo.

A beleza e a originalidade do concreto aparente são capazes de transmitir aspectos de força, estabilidade, segurança, durabilidade e até mesmo nobreza, tornando a valorização do imóvel uma consequência natural da sua utilização.

Bioconcreto

A alta utilização do concreto a nível mundial tornou necessária a criação de uma alternativa mais sustentável, e assim surgiu um concreto que se regenera sozinho, o Bioconcreto. Em sua composição estão presentes bactérias e material orgânico, e sua ação reparadora pode continuar acontecendo por até 200 anos. Esse material é capaz de eliminar rachaduras de prédios, pontes e estradas completamente sozinho.

 

E você, gosta dessa trend de concreto aparente? Continue acompanhando o blog da CGL para mais novidades no mundo da construção civil e da arquitetura!

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Outros Posts