Você sabia que Curitiba é uma das capitais com o maior IDGM do Brasil? Consequentemente a cidade possui um dos melhores índices de qualidade de vida do país. Por isso, morar em Curitiba é um privilégio! Leia mais e saiba por quê.
Tempo de leitura: 5 minutos.
Morar em Curitiba é a escolha de muitos brasileiros diante da qualidade de vida que a cidade oferece em estrutura, cultura, saúde e meio ambiente. Por isso, construímos os condomínios de alto padrão à altura da capital paranaense.
Neste artigo, entenda por que morar em Curitiba é alto padrão. Continue lendo!
Um dos melhores IDGMs do Brasil! Entenda por que morar em Curitiba é alto padrão
O IDGM é um índice elaborado pela consultoria Macroplan, baseado em um levantamento de dados que considera 15 indicadores nas áreas de:
- educação;
- saúde;
- segurança; e
- saneamento básico.
O levantamento é feito entre as cem maiores cidades brasileiras elegendo as melhores capitais para viver no país. Nesse estudo, Curitiba obteve o índice geral de 0,733, entre as capitais, e foi seguida por Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Florianópolis (SC).
O que torna Curitiba uma das melhores capitais para morar no Brasil?
Não é novidade que a capital paranaense esbanja encantos em seus pontos turísticos, na mobilidade urbana ágil e na infraestrutura otimizada. No entanto, há estudos que classificam em dados alguns encantos de Curitiba que colocam a capital entre as melhores do país para morar. Entenda mais a seguir!
Vamos começar com a área de saúde! Nesse quesito, o mesmo estudo realizado pelo DGM aponta que Curitiba se destaca entre tantas capitais com o registro da taxa de mortalidade de 6,5 por mil nascidos vivos em 2019, com uma redução de 27% em uma década.
Tal resultado é reflexo de ações da Prefeitura como os investimentos para a reestruturação do setor da saúde, que incluiu novos protocolos para o pré-natal, por exemplo.
Apesar de ser uma das cidades mais populosas do Sul do Brasil, Curitiba também conta com uma excelente infraestrutura para mobilidade urbana, com ciclovias, linhas de ônibus organizadas e rodovias estratégicas para auxiliar o fluxo de trânsito.
A seguir, entenda mais sobre a relação de morar em Curitiba e o alto padrão de qualidade de vida!
A educação que você procura para os seus filhos!
Contar com uma boa infraestrutura de educação é um dos fatores que você com certeza prioriza ao considerar uma cidade para morar com a sua família. Por isso, buscamos os dados atualizados sobre a capital paranaense.
Outro ponto que coloca Curitiba em uma posição de alto padrão entre as capitais do Brasil é a área da educação curitibana, que também se destaca em números. A capital paranaense alcançou 6,5 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Fundamental I na rede pública em 2019, último ano de dados coletados, alcançando a 18ª posição nessa categoria, entre os 100 maiores municípios do Brasil.
Já no Ensino Fundamental II, a cidade alcançou a 30ª posição de qualidade entre os 100 maiores municípios do país, com 5,0 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Morar em Curitiba é viver em um ponto turístico
A capital do Paraná faz parte da região mais procurada pelos turistas durante todo o ano, mas principalmente no inverno. Isso se dá diante de uma localização privilegiada nos dias frios e paisagens de tirar o fôlego.
- Leia também: 3 roteiros para conhecer Curitiba em um dia
Você sabia que a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta a quantidade mínima de área verde por habitante em uma cidade? 12 m² de arborização para cada habitante da cidade é o ideal para garantir a qualidade de vida da população.
Em 2010 Curitiba já havia superado o padrão ideal fixado pela OMS, mas em 2012 uma nova medição revelou uma agradável surpresa. A área verde da cidade havia passado para 64,5 m², espaço que corresponde a aproximadamente 1,8 vezes a área preconizada pela OMS. Ou seja, quase o dobro.
Ao todo, Curitiba conta com 21 parques e 15 bosques, além de praças e jardins. 26% de toda a capital é formada por áreas verdes.
Uma das últimas estratégias da prefeitura para garantir a qualidade verde de Curitiba foi a certificação da reserva Alfred Willer, que fica no Abranches com cerca de 6 mil metros quadrados. Com isso, a capital paranaense conta agora com mais de 250 mil metros quadrados de área verde particular preservada.
Ao todo, Curitiba conta com 43 parques abertos ao público. Isso quer dizer que uma grande porcentagem da capital é formada por áreas verdes.
Agora imagina acordar todos os dias e estar a poucos quilômetros de distância dos principais parques do Brasil, e desfrutar dessa união perfeita entre a natureza e a urbanização metropolitana? Isso torna Curitiba alto padrão!
Para morar em uma Curitiba que é alto padrão, você precisa conhecer as casas CGL
Acreditamos que o conceito de alto padrão vai muito além da estética! Por isso, um condomínio de casas CGL, além da beleza, também entrega qualidade, bem-estar, praticidade, conforto e segurança!
E um dos fatores que garantem tudo isso é estar em Curitiba! Desde 1993 projetamos empreendimentos residenciais na capital paranaense pensando em transmitir ainda mais qualidade de vida ao lugar em que moramos. As casas CGL são projetadas para entregar a perfeição no seu dia a dia, até quando falamos em localização. Elas são a escolha certa para quem deseja morar em Curitiba e viver o melhor do alto padrão!
Se você gostou da leitura até aqui, conheça o nosso blog! Por este canal, nos conectamos com você através de novidades do mercado imobiliário paranaense, as tendências de casas de alto padrão e também te atualizamos sobre os nossos lançamentos. Acesse e fique por dentro de tudo!