Porcelanato: aprenda a escolher o ideal

Como escolher porcelanato

Considerado o material com o melhor custo-benefício para expressar sofisticação, o porcelanato se tornou o favorito para aqueles que estão fazendo grandes reformas ou construindo a casa dos sonhos. Leia este artigo e saiba escolher o porcelanato ideal para o seu lar!

Tempo de leitura: 05 minutos.

O porcelanato é um produto muito utilizado na construção de alto padrão por ser versátil esteticamente, possuir alta durabilidade além de fácil manutenção. As diversas opções de padrões podem agradar todos os estilos decorativos, refletindo bom gosto em todos os projetos arquitetônicos em que é utilizado.

Por conta dessas características, tem se consolidado como um dos revestimentos mais procurados pelos arquitetos e designers de interiores, além de ter ganhado ainda mais espaço dentro dos lares.

Conheça, a seguir, os tipos de porcelanato e aprenda a escolher o mais adequado para o seu projeto. Confira!

O que é o porcelanato

O porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico constituído de argila, areia e alguns aditivos. Ele é prensado e levado a um forno para ser “cozido” a uma temperatura superior a 1.000°C, o que atribui a ele alto grau de resistência e também baixíssima absorção de água.

Os produtos com selo de qualidade da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica (ANFACER) são os mais recomendados, porque garantem que o produto foi produzido dentro dos moldes e atende as normas e requisitos de qualidade: resistência à flexão, gretamento, manchamento, ataque químico, abrasão etc.

Tipos de porcelanato

Se você chegou até aqui, é porque o porcelanato é um material que chamou a sua atenção e combina com o seu estilo decorativo. Muito bem, a técnica é realmente muito utilizada em diversos tipos de ambientes e representa muitos estilos, como o clássico e o moderno.

Para ficar mais claro como esse material se adapta a diversos ambientes, separamos e descrevemos os tipos de porcelanato a seguir. Confira!

Técnico

O porcelanato técnico são aquelas peças que não recebem nenhuma camada de esmalte na sua superfície externa, ou seja, o acabamento final é feito na própria massa do produto.  O acabamento pode ser polido ou acetinado.

Também conhecidos como “massa toda”, esse tipo de porcelanato é indicado para áreas internas ou até para áreas externas, quando o seu acabamento é mais natural.

Esmaltado

Diferentemente do porcelanato técnico, o porcelanato esmaltado é o produto que recebe um esmalte sobre a massa principal. Essa esmaltação nada mais é do que uma impressão sobre o produto, que fica com a estética mais desejada, podendo reproduzir pedras, madeiras, metais e até mesmo cimento.

Atualmente, muitos profissionais preferem os porcelanatos esmaltados aos pisos de taco, aos laminados, ao mármore, entre outros. Esse tipo de porcelanato pode ser polido (quando a peça recebe um polimento que a confere alto brilho) e acetinado (quando o produto não recebe polimento, ficando com a aparência mais fosca e natural).

Bold

O acabamento bold, também conhecido como “tradicional”, é o mais comum e utilizado em residências e estabelecimentos comerciais. O valor é mais acessível e o espaço entre as peças precisa ser maior ao serem assentadas. Ou seja, mais rejunte é necessário para fazer a aplicação e fixação no chão.

Sua principal característica são suas bordas levemente arredondadas. Além disso, as peças podem apresentar tamanhos diferentes, sendo ideais para diversos tipos de projeto.

Retificado

As peças de porcelanato retificado costumam ser as mais desejadas, são aquelas de borda reta e “pontuda”. Os produtos, quando prontos, passam por uma máquina de corte para se livrarem das pontas arredondadas, conferindo à peça um ângulo lateral de 90°.

O valor é mais alto porque são revestimentos conhecidos pela elegância e sofisticação, já que não é necessário muito rejunte para dar o acabamento, então a sensação de amplitude é maior.

Como escolher o porcelanato ideal

Agora que você já conhece a usabilidade dos porcelanatos e seus tipos derivados, que atendem diversos estilos e ideias arquitetônicas, vamos conversar sobre como escolher a melhor opção para a sua casa. Continue lendo!

Escolha o tamanho adequado

Pode parecer uma dica um tanto quanto básica, mas é extremamente importante definir o tamanho da peça. Os porcelanatos são encontrados nos mais variados estilos e tamanhos nas lojas especializadas, e isso influencia (e muito!) na amplitude do espaço, na estética e na quantidade de peças a serem colocadas.

Pense na resistência de cada peça

Verificar o PEI (resistência ao desgaste de superfície esmaltada) é importante para criar ambientes adequados ao tipo de utilização e evitar grandes manutenções e estragos. 

O número do PEI varia de 0 a 5. Quanto mais baixo o número, menos indicado é o tráfego pela área que recebe o revestimento da peça. As peças de PEI 0, por exemplo, são recomendadas em paredes, porque sua resistência é desconsiderada. 

Já as de PEI 5 são indicadas para áreas públicas, como os shoppings. Sendo assim, escolha a mais adequada de acordo com a utilização do cômodo que a receberá.

Facilite o dia a dia

Para quem se preocupa muito com a limpeza do piso, geralmente é indicado escolher um modelo de porcelanato mais manchado, ou que imita madeira, cimento e concreto, por exemplo. Isso porque o porcelanato mais escuro facilita na hora da limpeza, despendendo menos tempo nesta tarefa do que um piso branco.

Não esqueça o rejunte

Não só da peça de porcelanato são feitas as paredes e pisos. O rejunte é uma parte importante na hora de compor um ambiente com porcelanato.

Escolha um rejunte de qualidade e que a cor se aproxime mais da cor do piso escolhido. Caso não haja um tom exato, uma boa dica é escolher um tom mais claro, para não chamar tanta atenção e ficar mais natural, trazendo mais destaque para o principal: as peças de porcelanato.

Esteja preparado para o futuro

Toda obra exige muita manutenção, então é sempre bom comprar de 15 a 20% a mais do produto e mantê-lo estocado caso alguma peça quebre. Principalmente porque é mais fácil achar o mesmo modelo quando se está comprando tudo de uma vez só. Isso evita o risco de precisar mudar todas as peças de um ambiente por causa de uma única peça danificada, diminuindo o custo de manutenção.

Conheça a CGL

Nós somos uma construtora diferente! Construímos com o objetivo de entregar as melhores casas em condomínios da região, fazendo a vida acontecer em Curitiba.

Para que isso aconteça, entendemos a importância do conceito de alto design e agregamos valor a todos os nossos projetos. A proposta do alto design é basicamente uma escolha arquitetônica que oferece ainda mais funcionalidade, qualidade e alta durabilidade para os empreendimentos.

Esse conceito ultrapassa os limites do alto padrão e entrega uma nova experiência para os nossos clientes. Além disso, essa tendência também deve proporcionar praticidade para a rotina através de uma planta inteligente. E claro: a beleza e a sofisticação devem estar presentes em cada detalhe.

Por isso, em nossos projetos, acabamentos como o porcelanato são incluídos e pensados para criar os melhores ambientes possíveis – em todos os aspectos!

Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essas e conheça os nossos lançamentos!

Leia também: 

Até logo!

Compartilhar

Outros Posts