Guia prático para aproveitar Curitiba no inverno

Curitiba é conhecida por ser um centro cultural e pelo inverno frio, com direito a geadas e paisagens que parecem retiradas de um filme. Com a chegada do friozinho, muitos turistas aproveitam para visitar a cidade e conhecer o que há de melhor no inverno curitibano. Leia mais!

A cidade de Curitiba é considerada a capital mais fria do país. Segundo o Banco de Dados Meteorológicos do INMET, a menor temperatura na capital paranaense, até o primeiro semestre de 2022, foi de 7.98 °C, sendo que a mínima já registrada foi de -5,4 °C em 2 de setembro de 1972. Apresentando um clima subtropical úmido, a temperatura média anual em Curitiba é de 18 °C.

Se você é da região, provavelmente já conhece muitos pontos turísticos e locais para curtir o frio típico de Curitiba. Mas se você vem de outro lugar do país, ou até mesmo de outra região do estado, aproveite o roteiro especial de inverno que preparamos para você conhecer todos os encantos dessa cidade. Continue a leitura!

Confira os tópicos deste artigo: 

  • Parques para curtir o inverno em Curitiba
  • Passeios que esquentam por dentro: gastronomia em Curitiba
  • Onde ficar? Hotéis para se hospedar em Curitiba
  • Conheça a CGL e viva o melhor de Curitiba todos os dias


Parques para curtir o inverno em Curitiba

Os parques de Curitiba são, com certeza, um dos pontos mais visitados da cidade durante todo o ano. Porém, especialmente no inverno os parques ganham outra vida. A geada às vezes toma conta do cenário e, de repente, você sente como se estivesse vivendo em um filme europeu.

Por aqui, passeios ao ar livre são uma verdadeira experiência e há muitas opções para aproveitar. Mesmo no inverno, a capital mais fria do país continua com seus belíssimos parques cheios de vida e visitantes. 

Conheça a seguir os principais parques de Curitiba para curtir no inverno!

Parque das Pedreiras – Ópera de Arame

Ópera de Arame – Parque das Pedreiras

Um dos cartões postais da cidade, a Ópera de Arame, está localizado no Parque das Pedreiras. A Ópera de Arame é um teatro brasileiro cercado por um lago artificial, seu nome deriva da sua arquitetura feita com tubos de aço, estruturas metálicas e coberta com placas transparentes de policarbonato, que lembram a fragilidade de uma construção de arame.

O auditório, inaugurado em 1992, tem capacidade física para mil pessoas. Esse é o lugar perfeito para quem gosta de passeios com exposições culturais, contato com a natureza e uma arquitetura única de tirar o fôlego.

Endereço: Rua João Gava, s/n – Pilarzinho, Curitiba – PR, 82130-010.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 08:00 às 18:00.
Entrada: cobrança de entrada na Ópera de Arame, em média R$10,00 por pessoa.

Jardim Botânico

Estufa do Jardim Botânico

Fundado em 1991, o Jardim Botânico é o principal cartão postal de Curitiba. Seus jardins geométricos e coloridos levam até uma construção de ferro com 3.800 peças de vidro, sendo a atração que mais impressiona os turistas.

Perfeito para bater muitas fotos, o jardim tem mais de 245 mil m², com espaços para piqueniques e uma beleza inconfundível. É um passeio gostoso para passar a tarde, fazer caminhadas, se exercitar e passar mais tempo ao ar livre.

Além disso, no parque há espaços para exposições temporárias e permanentes que estão abertas o ano todo. Devido ao movimento menos intenso, o inverno pode ser a melhor época para apreciar as exposições sem pressa.

Endereço: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, s/n – Curitiba – PR, 80210-390.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 09:00 às 17:00.
Entrada: grátis.

Bosque Alemão

O Bosque Alemão fica na antiga chácara da família Schaffer. Inaugurado em 1996, tem cerca de 38 mil m² e foi criado para homenagear a cultura e as tradições que os imigrantes alemães trouxeram para a cidade.

Para quem estiver viajando com crianças, essa é uma ótima oportunidade para fazer um passeio cultural mais voltado para os pequenos. Afinal, o Bosque Alemão conta com uma biblioteca infantil e, aos finais de semana, acontece a famosa Hora do Conto, em que são encenadas histórias infantis – um momento realmente encantador!

Endereço: Rua Nicolo Paganini, s/n – Pilarzinho, Curitiba – PR, 81720-300.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 08:00 às 20:00.
Entrada: grátis.

Passeio Público – Memorial Árabe

Portal do Passeio Público – Memorial Árabe

O Passeio Público é o parque mais antigo do município de Curitiba e foi inaugurado em 1886, com o intuito de resolver os problemas do local, que era um banhado. 

Localizado no centro da cidade, o parque ocupa 69.285 m² e é considerado um dos mais importantes símbolos da capital paranaense. É um passeio completo que contempla pessoas de todas as idades e gostos. 

Sua estrutura conta com uma vasta área verde, parque infantil, áreas para praticar esportes, lagos e o primeiro Zoológico e Museu Botânico de Curitiba, com algumas espécies da fauna e flora nacional e internacional. Próximo ao Passeio, você ainda encontra o Memorial Árabe, um ponto turístico em homenagem à cultura árabe.

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro, Curitiba – PR – 80030-010.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 06:00 às 20:00.

Entrada: grátis.

Bosque do Papa João Paulo II – Memorial Polonês

Bosque do Papa João Paulo II – Memorial Polonês

Criado em homenagem ao Papa João Paulo II e para ser a sede do Memorial da Imigração Polonesa, o bosque que leva o nome do Papa abriga uma reserva com mais de 300 araucárias, na área central da capital paranaense.

É um passeio gostoso para quem gosta de estar próximo à natureza e à cultura. O parque conta com 7 casas originais, abertas para visitação, que ilustram a arquitetura trazida pelos poloneses. Além disso, para quem gosta de roteiros culinários, também há uma casa de chás para quem quiser degustar a culinária típica polonesa.

Endereço: Rua Euclides Bandeira, 1200 – Centro Cívico, Curitiba – PR (acesso principal através do final da R. Wellington Oliveira Vianna).

Horário de funcionamento: todos os dias, das 08:00 às 18:00.
Entrada: grátis.

Passeios que esquentam por dentro: gastronomia em Curitiba

Não só de parques vive a capital cultural paranaense. Para os amantes da gastronomia, há inúmeros restaurantes e passeios gastronômicos para fazer na cidade.

Conheça, a seguir, alguns passeios deliciosos que vão te aquecer por dentro!

Vinícola Durigan

Localizada no bairro Santa Felicidade, a Vinícola Durigan – que na verdade é uma loja com produtos vindos diretamente da vinícola – é um passeio especial para os apreciadores de vinhos e chocolate quente no inverno.

O interior da loja é bastante atrativo, com decorações chamativas e diferentes. Já a degustação de vinhos, o principal atrativo do local, é gratuita e à vontade! Além dos vinhos Durigan, a loja também vende queijos, salames, pimentas e outras delícias para comer e levar de lembrança.

Endereço: Av. Manoel Ribas, 5455 – Santa Felicidade, Curitiba – PR, 82400-000.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 08:00 às 22:00, e domingo das 08:00 às 20:00.

Entrada: grátis.

Cervejaria Bodebrown

Enquanto uns gostam de vinho, outros gostam de cerveja. A cervejaria Bodebrown, fundada em 2009, é conhecida por diversas inovações no cenário cervejeiro, dentre elas a criação de uma cervejaria-escola, com cursos regulares. Desde a sua fundação, já foi premiada seis vezes, sendo cinco delas internacionalmente.

Pioneira no uso de growlers (garrafa de cerveja retornável), o local conta com cervejas originais e uma imersão no mundo cervejeiro.

Endereço: Rua Carlos de Laet, 1015 – Hauer, Curitiba – PR – 81610-050.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 09:00 às 18:00.

Entrada: gratuita + consumação.

Bar Palácio

Ainda para os fãs de cerveja, há mais uma opção bastante famosa para visitar em Curitiba. Fundado em 1930, o Bar Palácio foi um dos primeiros a ficar aberto até altas horas em Curitiba. Por não ter sofrido muitas alterações desde a sua inauguração, visitar esse lugar é como fazer uma viagem ao passado.

Apesar do nome “bar”, o Bar Palácio é quase como um restaurante e churrascaria. O cardápio conta com churrasco paranaense e diversos outros pratos de carne, além de sobremesas e, é claro, muita cerveja, drinks e petiscos!

Endereço: Rua André de Barros, 500 – Centro, Curitiba – PR, 80010-080.

Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 19:00 às 01:30, e de sexta a sábado, das 19:00 às 03:00.

Entrada: gratuita + consumação.

Restaurante São Francisco

Aberto desde 1955, o Restaurante São Francisco é mais um daqueles restaurantes que te fazem viajar no tempo pela arquitetura e pelo tempero. O restaurante pertencente aos espanhóis Muiños é o mais antigo a se manter no mesmo local e com a mesma família – inclusive, com os mesmos garçons há décadas.

Dentre tantos pratos apetitosos, que passaram por gerações e gerações, o mais comentado é a rabada à moda da casa, preparada em panela de ferro e fogão a lenha.

Endereço: Rua São Francisco, 154 – Centro, Curitiba – PR, 80020-190.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 11:00 às 15:00.
Entrada: gratuita + consumação.

Onde ficar? Hotéis para se hospedar em Curitiba

Parte da experiência de visitar uma nova cidade está na hospedagem. O lugar não só deve ser confortável, para que haja descanso na chegada da viagem e em todos os dias de hospedagem, mas também deve ser parte da diversão e auxiliar na praticidade durante a estadia.

Descubra onde se hospedar com qualidade para que o seu passeio seja ainda melhor. Confira a seguir!

Qoya Hotel Curitiba

Considerado um dos melhores hotéis de Curitiba, segundo o Trip Advisor, o luxuoso Qoya Hotel proporciona a sensação de bem-estar e conexão com a natureza através da arquitetura biofílica e que lembra o conforto de casa.

Endereço: Av. Sete de Setembro, 4211 – Batel, Curitiba – PR, 80250-210.

Saiba mais sobre o hotel e faça a sua reserva pelo site.

NH Curitiba the Five

Também premiado e avaliado como um dos melhores hotéis da capital paranaense, o NH Curitiba The Five é um hotel familiar e completo, que disponibiliza concierge, serviço de quarto, recepção 24h, sauna, restaurante, bar e academia.

Endereço: R. Nunes Machado, 68 – Centro, Curitiba – PR, 80250-000.

Saiba mais sobre o hotel e faça a sua reserva pelo site.

Refúgio Capivari

Para quem quer fugir da rotina e descansar próximo à natureza e em uma aconchegante cabana, o Refúgio Capivari é o destino ideal a 40 minutos do centro de Curitiba. O espaço permite passear com os amigos e a família para contemplar a vista privilegiada para a Serra do Mar e a Represa do Capivari.

Endereço: Estrada Municipal Matheus Athanagildo Bonfim, s/n – Campina Grande do Sul/PR – 83430-000.

Saiba mais sobre o hotel e faça a sua reserva pelo site.

Geada no Parque Barigui

Conheça a CGL e viva o melhor de Curitiba todos os dias

Curitiba é uma cidade espetacular, cheia de vida e cultura. Cada bairro, cada parque e cada canto possui as suas próprias características e encantos. Lugares para se divertir e explorar não faltam por aqui! Portanto, a melhor maneira de aproveitar a cidade ao máximo é vivê-la todos os dias.

Somos a CGL Construtora e Incorporadora e atuamos no mercado imobiliário curitibano desde 1993, construindo histórias e experiências que nos permitem atender todas as necessidades dos moradores da cidade. Somos referência no segmento de condomínio de casas e em qualidade construtiva. Nosso maior objetivo é garantir a qualidade de vida das famílias em Curitiba!

Acesse o nosso site para conhecer mais sobre a CGL e venha viver o melhor de Curitiba todos os dias!

Gostou do conteúdo? Leia também:

Continue nos acompanhando, até logo!

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Outros Posts