Curitiba é uma capital cheia de bairros inesquecíveis, cada um com as suas características e tradições. Entre eles está o Santa Felicidade, um bairro de tradição italiana que encanta moradores e visitantes com seu charme e singularidade. Leia este artigo e conheça esse bairro incrível!
Tempo de leitura: 05 minutos.
Localizado no noroeste da cidade de Curitiba, Santa Felicidade é um dos bairros mais famosos da região. Abriga aproximadamente 25 mil habitantes e é caracterizado pela cultura e gastronomia italiana.
A seguir, conheça mais sobre um dos bairros mais queridos da cidade e encante-se pela tranquilidade do bairro Santa Felicidade. Continue lendo!
História do bairro Santa Felicidade
Santa Felicidade é um bairro cujo nome foi dado em homenagem à Dona Felicidade Borges, a portuguesa que foi proprietária das terras da região no século XIX. Dona Felicidade doou uma grande parte das suas terras para os imigrantes italianos, por isso a região acabou adotando a cultura italiana, que prevalece até os dias atuais.
O bairro começou a se formar no antigo caminho que ligava a capital paranaense ao norte velho do estado do Paraná. Esse trecho era conhecido, na época, como Estrada do Cerne.
Os italianos, então, dedicaram-se à produção de queijos, vinhos e hortigranjeiros. Mas, com o passar do tempo, foram diversificando as suas atividades e, assim, fizeram a região prosperar. Hoje, Santa Felicidade é um dos principais bairros de Curitiba e considerado quase uma parada obrigatória para turismo, principalmente gastronômico.
Santa Felicidade: um bairro ótimo para viver
Santa Felicidade é um bairro com ruas arborizadas, paisagens pitorescas, belas construções e, é claro, muita influência da cultura e tradição italiana. Suas ruas bem planejadas, parques e igrejas centenárias fazem do bairro um ótimo lugar para viver.
Além disso, o bairro possui atrativos que cativam turistas e moradores de todos os cantos da cidade, como seus ótimos restaurantes, o Bosque São Cristóvão e a Festa do Frango, Polenta e Vinho.
Qualidade de vida e opções de lazer
Santa Felicidade é como uma mini cidade, com ar de cidade do interior. Mesmo com um comércio quente e variado, o bairro é predominantemente residencial. Tranquilo, seguro e ao mesmo tempo prático, aqui você encontra parques, mercados, escolas, farmácias, hospitais, academias, confeitarias e o que mais precisar, sem precisar se deslocar por grandes distâncias.
Além disso, com grande parte das vias asfaltadas e calçadas regulamentadas, a mobilidade do bairro também é um dos seus pontos fortes. Outro ponto bastante atrativo é a grande extensão de espaços verdes.
No bairro, encontram-se os parques Bosque do Italiano e Parque Iguaçu. Já em suas proximidades estão o Parque Tingui, o Bosque Alemão e o Parque Barigui, que garantem ainda mais opções de lazer e qualidade de vida aos moradores do bairro.
Curiosidades sobre o bairro Santa Felicidade
Agora que você conhece o bairro Santa Felicidade, confira cinco curiosidades que listamos sobre um dos bairros mais queridos da cidade. Leia mais!
1 – Energia elétrica
A rede trifásica chegou na cidade na década de 1940, graças ao esforço de um grupo de imigrantes liderado pela família Vendramin.
2 – O clássico da polenta
O bairro também é sede de dois clubes de futebol amador: o Trieste Futebol Clube e a Sociedade Operária Beneficente Esportiva Iguaçu. Pela tradição dos dois times, o confronto se tornou um clássico local e leva o apelido de “Clássico da Polenta”, evolução do nome original “Clássico dos Italianos”.
3 – Relógio da Paróquia São José
O relógio da principal igreja do bairro foi importado de Torino, Itália, pela comunidade local. Liderados pela família Dallarmi, em 1978, os moradores da região se uniram para a aquisição da peça.
A Paróquia São José também é um dos atrativos de Santa Felicidade e se destaca por possuir um maquinário centenário, restaurado por Seu Lineu Dallarmi.
4 – Lar do maior restaurante das Américas, pelo Guinness Book
Não tem como não falarmos do restaurante Família Madalosso quando se menciona Santa Felicidade. O restaurante se tornou ainda mais atrativo ao atingir a marca de o maior restaurante das Américas pelo Guinness Book. O Madalosso pode atender até 4645 pessoas ao mesmo tempo!
5 – A antiga Taquaral
Antes de fazer parte de Curitiba, no século XIX a região era conhecida pelo nome de Taquaral. Só depois a vila se tornou Colônia Santa Felicidade até, enfim, virar um bairro da capital paranaense.
Viva em Santa Felicidade
Como o próprio nome sugere, viver no bairro Santa Felicidade é sinônimo de momentos felizes. Se você se identifica com a tradição e cultura do bairro, não perca a oportunidade de morar nesse bairro incrível, com exclusividade, beleza, conforto e qualidade de vida!
O bairro onde moramos tem o poder de influenciar diretamente no dia a dia e na qualidade de vida. Por isso, morar em um bairro completo, calmo e que transmite cultura e história, como o bairro Santa Felicidade, é um privilégio.
CGL: 30 anos construindo para a vida acontecer em Curitiba
Atuamos no mercado imobiliário de Curitiba desde 1993, construindo com um alto nível de excelência. Já contamos com mais de 37 empreendimentos nesses 30 anos de história.
Nós sempre pensamos no bem-estar dos nossos clientes e, por isso, buscamos a melhor localização para incorporar os nossos condomínios, além de projetarmos casas com plantas otimizadas e com os melhores acabamentos e design do mercado de alto padrão.
Confira as opções de empreendimentos disponíveis através do nosso site e conheça os nossos condomínios residenciais de qualidade e localizados nos melhores bairros da capital paranaense!
Leia também:
- 5 Lugares Quase Secretos Para Você Conhecer Em Curitiba
- 3 Vantagens De Morar Em Condomínio Fechado De Casas
- 3 Roteiros Para Conhecer Curitiba Em Um Dia
Continue nos acompanhando aqui no blog. Até logo!